Artigos

Aprenda Economia

04/02/2017
Aprenda Economia

Há mais de duas décadas leciono Economia no Centro Universitário Cesmac. Durante esse período ensinei a matéria nos cursos de Direito ( capital/Arapiraca), Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Informática ( capital/Arapiraca), Nutrição, Ciências Contábeis e, agora, nos cursos de Administração ( Faculdade Cesmac do Sertão), bem como na graduação de Medicina Veterinária no Campus de Marechal Deodoro.

Nesse sentido, tenciono escrever artigos sobre Microeconomia / Macroeconomia visando dirimir dúvidas àqueles leigos às Ciências Econômicas. E, ao mesmo tempo, ajudar aos candidatos a ingressarem na carreira pública através de concursos promovidos por instituições privadas. Aliás, tem sido um campo alvissareiro às novas gerações ávidas a uma certa estabilidade neste mundo globalizado.

Evidentemente, que não é suficiente para se lograr sucesso nos certames. Precisa que o candidato entenda que é necessário estudar outras disciplinas, a saber: Matemática, Estatística, Sociologia, História, Geografia, Contabilidade e outras áreas de conhecimento que são inseridas nas provas. E, sendo assim, ficarei feliz vendo os universitários aprenderem Economia sem economês.
Preliminarmente, diria que Economia é uma ciência social que se preocupa com a produção, circulação e consumo de bens ou serviços.

Foi criada pelo economista Adam Smith em 1776. Nasceu na cidade de Kirkaldy em 1723 na Escócia. Falecendo em 17 de julho de 1790, aos 67 anos de vida profícua. Segundo ele, “Não foi com ouro e prata, mas sim com o trabalho, que primeiramente foi comercializada toda riqueza do mundo”. Pai da Economia, advogou a não participação do estado no processo econômico. Em outras palavras, criador do liberalismo econômico nos séculos XVIII e começo do século XIX. Integrou a Escola Clássica ao lado de Thomas Robert Malthus, Jean-Baptiste Say ( 1767/1832), David Ricardo.

Na visão moderna, os bens e serviços são fabricados e/ou industrializados a fim de atender às necessidades quer sejam individuais, quer sejam coletivas como metrô, escolas públicas, postos de saúde. Bens têm forma físicas ( carro/eletrodomésticos), enquanto os serviços não têm forma física ( consultas médicas/odontológicas). Contudo, é bom lembrar que os últimos são importantes na vida moderna.

Falando dos bens/serviços são produzidos nos sistemas econômicos ( lugar físico e/ou virtual) com a finalidade de atender à população como um todo. E, sendo assim, os empresários utilizam os fatores de produção( capital, recursos naturais, recursos humanos e tecnologia no sentido de ofertarem aos demandantes seus produtos. Os operários, por sua vez, oferecem sua força de trabalho no sistema onde estão inseridos.

Para se entender a Economia, divide-se em setores a saber: SETOR PRIMÁRIO, refere-se à pecuária/agricultura. SETOR SECUNDÁRIO: a indústria de carros, refrigerantes etc. E,finalmente, o SETOR TERCIÁRIO: serviços, bancos, comércio, lazer. O trio funciona conjuntamente, ou seja, cada um exerce seu papel no contexto econômico.

Conhecidos os fatores produtivos, nasce a necessidade de se conhecer os agentes econômicos que são os empresários que detém o capital, máquinas/equipamentos e a ideia de produzir bens ou serviços. E, portanto, colocam à disposição dos demandantes/consumidores que adquirem os bens mediante uma parte de sua renda. Enquanto os operários, vendem sua força-de-trabalho e, em contrapartida, recebem salários e compra os próprios bens produzidos nos mercados específicos.

Há três tipos de sistemas econômicos: sistema capitalista ou economia de mercado. É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Esse sistema predomina nos países capitalistas a exemplo dos Estados Unidos da América do Norte. E, sendo assim, lá a força motriz da economia fica por conta da livre iniciativa.

No sistema socialista ou economia planificada, as questões o que, como produzir, quanto produzir e para quem produzir são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública. Instituído na antiga Rússia em 1917 pelo líder da revolução russa Lênin. Com a derrubada do Muro de Berlim ( dezembro/1989), o Leste Europeu implodiu, ou seja, as antigas províncias tornaram-se independentes. Hoje, somente Cuba dirigida pelos irmãos Castro desde 1959 permanece nesse sistema. Organização: Francis Lawrence.