Geral

Presidente do TJ garante que gestão honrará direitos dos servidores

30/01/2017
Presidente do TJ garante que gestão honrará direitos dos servidores

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas recebeu, nesta segunda-feira (30), líderes de entidades representativas dos servidores do Judiciário. Otávio Leão Praxedes assegurou que os sindicatos terão “um amigo” na Presidência do Tribunal. “Podem ficar certos de que todos os direitos dos servidores serão honrados”, disse.

Participaram do encontro Raquel Faião, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e Alagoas, Raquel Ventura, presidente da Associação dos Escrivães do Estado de Alagoas (Aeja), e Cícero Filho, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas (Sindojus).

Pleitos

Os representantes dos servidores pleitearam o reajuste da data-base 2017. A presidente do Serjal, Raquel Faião, solicitou a recomposição dos salários na medida da inflação (6,29%), somada à porcentagem de 4,67%, pendente da data-base 2016.

Foi abordada a questão da progressão horizontal dos servidores, que está sendo analisada pelos juízes auxiliares da Presidência. Quanto ao pagamento de horas extras trabalhadas no ano passado, o desembargador Otávio Praxedes esclareceu que elas já começarão a ser pagas nos próximos dias.

Os sindicatos também pedem o reajuste do auxílio-alimentação, pela inflação, e do auxílio-saúde na proporção do reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde às operadoras (13,57%).

O Serjal cobrou ainda o encaminhamento à Assembleia Legislativa do projeto do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Justiça alagoana.

O presidente Praxedes explicou que o projeto será encaminhado assim que o Governo do Estado republicar o orçamento de 2017, cuja publicação original contém incorreções. As questões referentes a reajustes também dependem dessa republicação.

Raquel Faião explicou que a reunião visou realizar uma apresentação inicial ao novo presidente de todas as demandas dos servidores. “A gente vai aos poucos trabalhando com esses itens. Com é a primeira reunião, a gente coloca todos os problemas que temos para resolver ao longo do ano”.