Geral

Marisa Letícia passa por mais um procedimento após AVC

25/01/2017
Marisa Letícia passa por mais um procedimento após AVC
 Dr. Roberto Kalil Filho é o chefe da equipe que cuida da ex-primeira dama (Foto: coração e vida)


Dr. Roberto Kalil Filho é o chefe da equipe que cuida da ex-primeira dama (Foto: coração e vida)

Novo boletim médico divulgado às 10h30 desta quarta-feira, 25, informa que a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva foi submetida a novo procedimento após sofrer acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ela está internada na UTI e não tem previsão de alta.

Segundo a nota do hospital Sírio-Libanês, ela fez uma “passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana”.

A decisão pelo procedimento ocorreu após “avaliação tomográfica de crânio para controle de sangramento cerebral”, diz a nota. ,

Na terça-feira, Dona Marisa passou por um procedimento de emergência que durou cerca de duas horas para conter a hemorragia no cérebro. Tudo saiu dentro do previsto e o quadro de saúde dela é estável.

De acordo com o Dr. Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que atende a ex-primeira-dama já tinha um aneurisma (artéria cerebral com malformação), diagnosticada há cerca de dez anos. Na época, não havia indicação cirúrgica, mas apenas de acompanhamento clínico. Segundo o médico, foi esse aneurisma que se rompeu.

Kalil lembrou que a ex-primeira-dama é hipertensa e disse que uma crise hipertensiva pode ter sido responsável pelo AVC: “O paciente hipertenso tem que se cuidar. No dia a dia a sua pressão varia, mas ela teve um quadro de crise hipertensiva e isso provavelmente rompeu o aneurisma”.