Geral

Unidades de Saúde registram 2.887 atendimentos durante o Natal

26/12/2016
Unidades de Saúde registram 2.887 atendimentos durante o Natal
Nos últimos dois dias, o Samu registrou um alto número de atendimentos às vítimas de trânsito, sendo 22 em Maceió e 25 em Arapiraca. Olival Santos e Carla Cleto

Nos últimos dois dias, o Samu registrou um alto número de atendimentos às vítimas de trânsito, sendo 22 em Maceió e 25 em Arapiraca. Olival Santos e Carla Cleto

Durante as festas de comemoração do Natal celebradas neste final de semana, as unidades de saúde gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prestaram assistência à 2.887 pessoas. O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou o maior número de atendimentos com 632 casos.

No HGE, referência nos casos de urgência e emergência, o maior número de atendimentos foi de casos clínicos com 381, seguido pelos acidentes casuais e de trânsito sendo 136 e 66, respectivamente. Foram 11 atendimentos motivados por acidentes de trabalho, cinco queimaduras e lesões corporais ou provocadas por arma de fogo ou por arma branca que totalizaram 33 casos.

Os cinco Ambulatórios 24 Horas da capital registraram 1.801 atendimentos durante o feriado. Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), Denilma Bulhões (Benedito Bentes), João Fireman (Jacintinho), Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) e Noélia Lessa (Levada) tiveram, respectivamente, 273, 370, 599, 303, 256.

A central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 4.022 ligações durante o final de semana sendo que, desse total, 2.756 foram trotes feitos pela população. Nos dois dias foi registrado um alto número de atendimentos às vítimas de trânsito, sendo 22 em Maceió e 25 em Arapiraca. As orientações médicas concedidas pelos profissionais do Samu em Maceió foram 241 e 20 em Arapiraca. Já o serviço Aeromédico foi acionado duas vezes.

A Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, referência em traumas de média e alta complexidade, realizou 454 atendimentos durante o Natal. A equipe multiprofissional prestou assistência a 93 pacientes vítimas de acidentes com motos, 85 pessoas receberam atendimento por conta de quedas, oito vítimas de arma de fogo, cinco vítimas de agressões com arma branca, entre outros casos.

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fez a dispensação de 17 bolsas de sangue paras as unidades de saúde no Estado.