Alagoas

Terminal de ônibus da Praça da Faculdade será demolido, diz SMTT

12/12/2016
Terminal de ônibus da Praça da Faculdade será demolido, diz SMTT

Quem anda pela Avenida Siqueira Campos, no bairro do Prado, em Maceió, pode perceber a mudança na paisagem após a reforma da Praça da Faculdade. Mas basta um olhar mais atento para saber que o local ainda não está totalmente restaurado. Ao lado da praça, o terminal de ônibus apresenta uma estrutura que contrasta com a área recém urbanizada.

Com parte do telhado de alumínio retirado, falta pintura e a ferrugem toma conta da estrutura de ferro do terminal. Além de não oferecer estrutura para os passageiros, falta iluminação à noite e o espaço ainda é usado com o abrigo por moradores de rua. O mau cheiro também incomoda.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) informou que o único coletivo municipal que parava lá deixou de circular pelo local há alguns meses. Por isso, a superintendência comunicou que a estrutura será demolida.

Um dos banheiros esta sem porta no terminal (Foto: Carolina Sanches/G1)

Um dos banheiros esta sem porta no terminal (Foto: Carolina Sanches/G1)

Como só paravam no terminal ônibus intermunicipais, a SMTT disse que a Arsal fica responsável por um novo local de parada ou se responsabiliza pelo atual, mas sem a estrutura existente.

Demolição
Outro motivo para a demolição, segundo a SMTT, é o risco para os usuários por causa da estrutura. Segundo a assessoria, o setor de Transportes, junto com outros órgãos municipais, está resolvendo como isso será feito.

No ano passado, houve uma tentativa de demolição pela Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), mas ela não aconteceu por causa dos comerciantes. A SMTT comunicou que a retirada da estrutura só será feita quando os comerciantes do local forem para barracas na praça.

A assessoria de comunicação da Arsal disse que a presidência ainda não foi procurada pelo município para falar sobre o assunto.

Riscos
Até que seja definida uma data para que o terminal seja desativado, ele permanece oferecendo risco a quem fica no local. O morador Juarez Chagas contou que há um mês uma mulher ficou ferida depois que um pedaço de ferro caiu. “A mulher foi para o hospital e teve que levar oito pontos por causa do corte. Essa situação já é de risco e não foi por falta de aviso”, falou.

Quem usa o terminal reclama das más condições. A dona de casa Maria José Souto falou que quando chove ou está ventando muito a situação fica pior. “Se ventar forte o teto balança e assusta. Quando chove é complicado porque a água entra pelo buraco e o terminal fica cheio de água” reclamou.

Telhado tem parte do alumínio arrrancada (Foto: Carolina Sanches/G1)

Telhado tem parte do alumínio arrrancada (Foto: Carolina Sanches/G1)

Outra reclamação dos usuários é sobre o banheiro. “Um banheiro está com a porta quebrada e o que sobrou vive sujo e algumas vezes quebrado. Acho que deveria ter uma manutenção melhor. A noite é muito perigoso ficar aqui porque é escuro”, disse Maria de Lourdes.

Insegurança
A comerciante Socorro Tenório da Silva trabalha há 16 anos mantendo uma lanchonete no terminal. Ela conta que a maior parte dos problemas na estrutura é por causa da ação de vândalos. “À noite acontecem arrombamentos. Essa parte do telhado de alumínio foi retirada e acontecem ainda arrombamentos aqui”, comentou.

Socorro falou que sobre a limpeza na maioria das vezes ela é feita pelos comerciantes. “Eu trago material de limpeza, mas não posso fazer isso o tempo todo. À noite muita gente que fica em barracas na praça acabam vindo no banheiro aqui. Aí pela manhã está sujo e chegam a sujar o chão”, comentou.

A SMTT informou que a limpeza do terminal de ônibus é de competência dos comerciantes que ali exploram o direito de uso do local público, de acordo com um tratado de concessão assinado por eles.

Apesar de a estrutura estar comprometida, o Corpo de Bombeiros informou que não há nenhuma informação sobre embargo ou interdição da estrutura. A corporação verificou com a Defesa Civil Estadual, que também não há registro de risco no local.

A Polícia Militar informou que as rondas na região são feitas com frequência.

 Ferros enferrujados são ameaça para usuários (Foto: Carolina Sanches/G1)

Ferros enferrujados são ameaça para usuários (Foto: Carolina Sanches/G1)