Geral

Referência no registro empresarial, Juceal participa de encontro de Juntas Comerciais

15/12/2016
Referência no registro empresarial, Juceal participa de encontro de Juntas Comerciais
Primeiro dia do encontro aconteceu nesta quarta-feira (14) contando com a presença de representantes de nove estados que utilizam o sistema Sigfácil. Divulgação

Primeiro dia do encontro aconteceu nesta quarta-feira (14) contando com a presença de representantes de nove estados que utilizam o sistema Sigfácil. Divulgação

Simplificar e uniformizar procedimentos do registro de empresas. São com esses objetivos que a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) participa do encontro de Juntas Comerciais que utilizam o sistema Sigfácil – ferramenta base para o registro e a legalização de negócios e que tem como interface externa o Portal Facilita Alagoas. A quarta edição do evento no ano acontece em João Pessoa (PB).

O primeiro dia do encontro aconteceu nesta quarta-feira (14) contando com a presença de representantes de nove estados que utilizam o sistema. Representando Alagoas, a gerência da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado participou das discussões pautadas para o momento inicial.

Entre os pontos tratados, a conferência cobrava melhorias internas para aprimorar as funcionalidades de controle, padronização de documentos de preenchimento no sistema e procedimentos a serem analisados pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) – órgão ao qual as Juntas Comerciais estão subordinadas – para uniformizar questões em âmbito nacional. Funcionalidade lançada neste ano, o processo vinculado entre matriz e filiais também foi destrinchado.

Primeiro lugar do ranking de implantação da Redesim, segundo a Receita Federal, Alagoas conta os 102 municípios integrados ao sistema por meio do Portal Facilita Alagoas e, para o gerente da Redesim no estado, Kleber Pereira, o debate do evento fomenta ainda mais o desenvolvimento do sistema e a uniformização do registro de negócios no país.

“É um encontro muito produtivo. Tem seu diferencial por ser bem técnico, onde buscamos sempre a qualidade do serviço. Ele também inspira um pouco de competitividade entre os estados, ao tempo que traz uma sinergia, até porque todos compartilham das mesmas dificuldades. Alagoas é referencia, mas vemos outros estados bem atuantes, como Paraná e Rio Grande do Norte”, pontua.

Com seu desenvolvimento iniciado em 2009, o sistema Sigfácil contou com aprimoramento ao decorrer da implantação da Redesim em Alagoas. Atualmente, o sistema é utilizado por onze estados, possuindo 1.400 municípios integrados. A quarta edição do evento segue até sexta-feira (16).