Cidades

Programas hídricos beneficiam mais de 30 mil famílias em 2016

28/12/2016
Programas hídricos beneficiam mais de 30 mil famílias em 2016
Ampliar o abastecimento de água em todas as regiões do Estado é a principal meta  da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ascom

Ampliar o abastecimento de água em todas as regiões do Estado é a principal meta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ascom

Ampliar o abastecimento de água em todas as regiões do Estado é a meta frequente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Neste contexto, a atuação da pasta foi essencial para proporcionar a mais de 31 mil famílias acesso a líquido que permite o desenvolvimento social e econômico nos municípios alagoanos.

Atualmente, dois programas orçados com recursos próprios estão em pleno desenvolvimento. São eles: Perfuração de Poços e Recuperação de Nascentes. O programa Estadual de Perfuração atingiu o seu objetivo de chegar a todas as regiões de Alagoas perfurando diversos poços com duas máquinas perfuratrizes.

“Atingimos a marca de 240 poços perfurados. As máquinas rodaram o Estado e resolveram problemas no abastecimento de água em comunidades distantes dos centros das cidades e até mesmo em regiões centrais. Em Mar Vermelho, por exemplo, a perfuração de um poço garantiu o abastecimento em grande parte da cidade”, exemplificou o secretário.

Já as nascentes recuperadas desde 2015 totalizam 65. Somente este ano, o programa conseguiu revitalizar 25 delas, assegurando à população acesso à água de qualidade e apta ao consumo humano.

A Semarh também mantém convênios junto ao Governo Federal que destina investimentos em obras de infraestrutura hídrica para a região do Semiárido. Um deles, o Programa Água Doce (PAD) vem executando trabalhos para implantar 91 sistemas de dessalinização, aparelho que permite tornar a água salinizada em doce e própria ao consumo.

Também no semiárido, o Programa Água Para Todos amplia seu raio de atuação diariamente. A Semarh contabiliza até o fim deste ano, a implementação de 52 sistemas de abastecimento simplificados, que proporciona às famílias ter água encanada na porta de suas casas. O Governo de Alagoas já entregou sistemas em Santana do Ipanema, São José da Tapera, Poços das Trincheiras e Cacimbinhas.

“Alagoas conta hoje com uma política séria de convivência com a seca. O Governo compreende que não podemos combater a seca por ser um fenômeno natural que vem ocasionando sérios danos aos sertanejos. Desta forma, preferimos investir em políticas públicas que garantam às famílias acesso contínuo à água. Mais de 31 mil famílias estão beneficiadas com os programas desenvolvidos pela Semarh desde 2015”, explicou o secretário Alexandre Ayres, garantindo a continuidade das obras em 2016.