Geral

Para afastar “zica” da camisa nove, CSA aposta em três centroavantes

07/12/2016
Para afastar “zica” da camisa nove, CSA aposta em três centroavantes

A falta de um centroavante custa caro ao CSA há anos. Na saída do Rei Pelé, é comum ouvir discussões da imprensa sobre cruzamentos que não foram completados, chutes por cima do gol ou até mesmo boas chances que pararam na trave. A direção, ao que tudo indica, enxerga a situação da mesma forma. Para solucionar o problema ofensivo, três centroavantes foram anunciados para a próxima temporada, em uma clara tentativa de garantir que ao menos um deles deslanche com a camisa azulina.

Os candidatos a assumir o posto de camisa nove chegam com boas credenciais. Daniel Cruz, ex-Boa Esporte, é o mais conhecido de todos, incluindo imprensa e torcida. Na apresentação, o nome do atacante, que ainda não se apresentou, foi bastante ovacionado pelos torcedores presentes. A boa temporada do centroavante, com o título da Série C e papel de artilheiro do clube mineiro na competição, ajuda a compreender o cenário. 

Com menos badalação e mídia, os jovens Jeam e Luís Ricardo se apresentam ao técnico Oliveira Canindé. Ex-Bahia, Jeam tem 22 anos e é uma das promessas da base tricolor dos últimos anos, tendo marcado gols importantes nas categorias inferiores. O atacante, nascido no Ceará, tem bastante mobilidade e é bom no jogo aéreo apesar da baixa estatura: apenas 1.74m. Luís Ricardo, por sua vez, é bastante alto e vinha atuando com frequência no XV de Jaú, da quarta divisão paulista. Lá, inclusive, balançou as redes adversárias em nove ocasiões, tornando-se o artilheiro da equipe. A jovialidade de seus 23 anos também o coloca como aposta do departamento de futebol para 2017.

Quarta opção?

CSA x CRB - Campeonato Alagoano - Hexagonal - Luís Soares (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

Soares retorna ao CSA após passagem apagada em Goiás (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

Soares não foi contratado para assumir a responsabilidade de ser o camisa nove. Está, porém, à disposição do técnico Oliveira Canindé, que chegou a utilizar o atacante nessa função em amistosos preparatórios para esta temporada e em jogos do Campeonato Alagoano. Neste posicionamento, o atacante ficou muitas vezes em impedimento e, por isso, acabou rendendo melhor como ponta-direita, quando se consagrou o artilheiro azulino no estadual deste ano. 

Em 2016, quatro centroavantes foram contratados. Nenhum acabou rendendo o que a torcida esperava. Confira, abaixo, uma lista com os atacantes que renderam menos que o esperado ao longo dos últimos anos:

 

 

01OS MEDALHÕES DE 2016

CSA x CRB - Campeonato Alagoano - Hexagonal - Rafael Oliveira - Diego Jussani (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

Rafael Oliveira lutou contra as lesões e não pôde se firmar (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

Rafael Oliveira, David Denner, Marcelo Nicácio e Jônatas Obina… O ano de 2016 foi, de longe, o de maior investimento na função. Oliveira chegou com status de matador em virtude do currículo vasto e da idolatria de torcidas como a do Paysandu. Sofreu com lesões e fez apenas quatro gols. Denner, também contratado no estadual, marcou apenas três, e se notabilizou por fazer mais a parede que concluir a gol. 

Na Série D, Jonatas Obina comemorou quatro gols marcados, sendo bastante criticado pelos torcedores pelas oportunidades desperdiçadas. Marcelo Nicácio, a exemplo de Rafael Oliveira, passou um largo tempo no departamento médico e não deslanchou: três gols em toda a competição. 

02A MÁ FASE DE REINALDO EM 2015

Após a apresentação, Reinaldo Alagoano posa para fotografias com a camisa do novo clube (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

Reinaldo Alagoano lutou para superar desconfiança da torcida (Foto: Denison Roma)

A temporada de 2015 acabou em abril. O fracasso no Campeonato Alagoano pode ser explicado, também, pela ausência de um artilheiro. Em 19 jogos, Reinaldo Alagoano finalizou cinco vezes com sucesso. As más atuações em jogos de maior peso lhe renderam críticas pesadas dos torcedores. 

03JOSIMAR EM 2014: BOM OU MAU DESEMPENHO?

Josimar, atacante do CSA (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)

Josimar divide opiniões entre os torcedores azulinos (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)

 

Josimar vestiu a responsabilidade no Alagoano e Copa do Nordeste. Os seis gols em 11 jogos com a camisa azulina deixaram a torcida dividida. Há quem queira o retorno; há quem o critique pelo “sumiço” em jogos importantes, a exemplo dos dois jogos do mata-mata diante do Sport, pelo Nordestão. Saiu do clube com a carga de quatro jogos consecutivos sem marcar pela competição regional.