Geral

Palmeira se destaca na manutenção do Selo Unicef e atinge nota máxima no Ideb

02/12/2016
Palmeira se destaca na manutenção do Selo Unicef e atinge nota máxima no Ideb
O município de Palmeira dos Índios, Alagoas conquistou mais uma vez o “título” do Selo Unicef no ano de 2016. 
 
O resultado saiu no início do mês de novembro e apenas 10 municípios do estado de Alagoas conseguiram obter a manutenção do Selo Unicef. O Prefeito James Ribeiro e toda equipe de profissionais que compõe sua gestão, ficaram bastante satisfeitos com esse resultado, mas essa conquista deriva-se de um belo trabalho liderado em equipe e um bom Planejamento Estratégico Pedagógico, declarou o ex-secretário de Educação, Luiz Lobo. No mês de maio de 2016, a Secretaria de Educação e Esportes,  através da Comissão do Selo Unicef  promoveram o II Fórum Comunitário- Município Aprovado Edição 2013-2016 , voltado para os gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, crianças e adolescentes da cidade. O objetivo do fórum foi avaliar se estavam sendo contempladas as metas do Selo Unicef, onde foram apresentados diagnósticos e ações estratégicas (Saúde, Educação, Assistência Social) do que foi trabalhado durante o período de 2013-2016, sendo assim explanamos as ações que foram planejadas e apresentamos os resultados, destacou a Articuladora do Selo, Joelma Toledo.   
 
E o mérito está aí, a conquista da manutenção do Selo Unicef do município. O fórum  é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  e pela Comissão Municipal Pró-Selo, com o apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios proporcionando um espaço de debate à comunidade para refletir acerca da situação no município em relação a Políticas Públicas para crianças e adolescentes, avaliando seus avanços, conquistas e desafios, a partir dos atuais indicadores sociais e as metas construídas no plano de ação. Outra conquista que não poderíamos deixar de mencionar foi a nota do Índice de Desenvolvimento  de Educação Básica – IDEB, um marco histórico no município, pois no ano de 2013 a média do município foi de 3.6, já em 2015 a média foi para 4.5, ultrapassando a média estabelecida pelo MEC para o ano de 2017. E aprovação inédita  dos alunos da rede municipal no exame seletivo do Instituto Federal de Alagoas – IFAL com mais 50% de aprovação.
 
“É um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência”, afirmou o prefeito James Ribeiro agradecendo todos os profissionais, pelo comprometimento e dedicação realizados com os alunos  e as demais Secretarias que estão vinculadas ao Selo Unicef,” obrigado pela  parceria, sem o trabalho de vocês nada isso seria possível”, finalizou o prefeito James.