Cidades

Nova etapa do projeto da Primeira Infância é implantada em Murici

07/12/2016
Nova etapa do projeto da Primeira Infância é implantada em Murici
Novo ciclo de acompanhamento das crianças de zero a seis anos e gestantes, está baseado em dados coletados durante o mutirão antropométrico, realizado pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional.Fotos: André Palmeira

Novo ciclo de acompanhamento das crianças de zero a seis anos e gestantes, está baseado em dados coletados durante o mutirão antropométrico, realizado pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional.Fotos: André Palmeira

O projeto-piloto primeira infância de Alagoas começou nessa terça-feira (6), na cidade de Murici, as visitas domiciliares e acompanhamento in loco das crianças que apresentam baixo desenvolvimento. Também foram entregues os espaços lúdicos e iniciado o projeto de leitura nas escolas públicas.

O novo ciclo de acompanhamento das crianças de zero a seis anos e gestantes, está baseado em dados coletados durante o mutirão antropométrico, realizado pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren). Das 475 crianças atendidas (aproximadamente), na área do Programa de Saúde da Família 1, em Murici, 41 apresentaram quadros graves de desnutrição.

“Agora estamos vendo a realidade familiar, alimentar e de cuidados que estas crianças têm. Em suas casas vemos como elas comem, ou deixam de comer. O nosso trabalho agora é orientar os pais e adequar a alimentação destas crianças com o que elas têm nas despensas, seja a fubá, o ovo ou a banana. Temos que incentivar o aproveitamento nutricional desses alimentos disponíveis”, explicou a nutricionista e presidente do Cren, Telma Toledo.

As visitas domiciliares acontecem com as equipes de nutrição e com agentes de saúde que já acompanham gestantes e crianças no dia a dia, no posto de saúde. Para a diretora do PSF1, onde ocorre o projeto-piloto, a médica Alciane Aguiar, as visitas domiciliares resolvem muitos entraves que dentro da unidade médica não é possível solucionar.

ESPAÇOS LÚDICOS

A coordenadora do Comitê da Primeira-Infância de Alagoas, primeira-dama Renata Calheiros, também acompanhou as visitas domiciliares e a entrega dos espaços lúdicos em unidades de atendimento à população nas áreas médica e de assistência social.

“Inicia agora a alma do projeto, o momento em que cuidados e atenção fazem a diferença no desenvolvimento destas crianças. Para tudo isso acontecer contamos com o engajamento dos agentes públicos e a aplicação de diretrizes para primeira infância adequadas a nossa realidade alagoana”, firmou a primeira-dama.

A secretária de assistência social de Murici, Soraya Calheiros, esteve presente no início da nova etapa de projeto-piloto e destacou a importância da criação dos espaços lúdicos para as crianças em postos de atendimentos para adultos, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para ela, as instalações representam uma acolhida confortante, tanto para as crianças, quanto para os pais, que na maioria das vezes chegam na assistência social em situação de vulnerabilidade.

As crianças que participam do projeto em Murici também começaram o projeto de leitura. Este atendimento continuará sendo realizado por estudantes do ensino médio, que passaram por capacitação com técnicos pedagógicos do Programa do Livro Didático da Secretaria Estadual de Educação. Estes jovens estão preparados para atuarem como contadores de histórias nas escolas públicas onde há o projeto da primeira infância, como aconteceu na Escola Professor Loureiro.

O projeto da Primeira Infância de Alagoas está sendo implantado de forma piloto na cidade de Murici, mas no início de 2017 será levado a outros municípios alagoanos. Para funcionar, o projeto conta com o trabalho das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seades), Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc), além da consultoria técnica do Cren.