Geral

Instituições traçam estratégias para garantir humanização em todo Estado

27/12/2016
Instituições traçam estratégias para garantir humanização em todo Estado
Sesau tem incentivado humanização por parte de seus profissionais para que esta esteja cada vez mais presente nas práticas no dia dia.

Sesau tem incentivado humanização por parte de seus profissionais para que esta esteja cada vez mais presente nas práticas no dia dia. 

A temática humanização deve estar cada vez mais presente nas práticas profissionais, para que estes reiterem os valores e atendam às necessidades humanas.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Valorização da Pessoa e os integrantes do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), os gestores da Escola Técnica de Saúde (ETSAL) e a coordenação da Política Nacional de Humanização (PNH) estão traçando estratégias de sensibilização para os novos prefeitos, visando a continuidade de educação permanente nos municípios a partir de 2017.

De acordo com Patrícia Bezerra, responsável pela área de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, a elaboração dessas estratégias tem como propósito fortalecer a Educação Permanente da Saúde e a Política Nacional de Humanização como norteadoras de novas práticas que orientam a reflexão sobre o trabalho e a construção de processos de aprendizagem colaborativa e significativa, ofertando ações coletivas de desenvolvimento aos trabalhadores, a partir dos principais desafios identificados pelas equipes no cotidiano no trabalho.

“Com isso, buscaremos um estreitamento entre a área de educação da Sesau e os novos gestores, tanto no que diz respeito à Educação Permanente da Saúde como à Política Nacional de Humanização. Dessa forma, a estratégia tem como finalidade se fazer presente no trabalho desses prefeitos, para que eles saibam o que são essas duas políticas, a que se propõem e de que forma os municípios poderão acessá-las”, explicou.

Oferta de cursos

Por meio de convênio com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), estão previstos para a execução em 2017, os cursos para profissionais de saúde de nível médio e superior dos 102 municípios alagoanos. Ao todo, serão ofertados 22 cursos de formação técnica, além de especializações e atualizações. Segundo Bezerra, alguns cursos já estão em andamento, enquanto outros terão seus editais abertos no início de janeiro e abril de 2017, respectivamente.

Para Bezerra, a educação é, sem dúvida, um instrumento potente para corrigir o descompasso entre a orientação da formação, o desenvolvimento dos profissionais de saúde e os princípios e as diretrizes do SUS. Nesta direção, busca-se – com a política de desenvolvimento de pessoas – promover ações direcionadas aos trabalhadores que articulem as competências individuais aos objetivos institucionais e que gerem valor público sustentável.

“Nesta perspectiva, conseguiremos ampliar o olhar desses novos gestores e a concepção sobre o trabalho para contemplar, para além do indivíduo, os coletivos e aprendizagem organizacional. Desta forma, serão fortalecidos os espaços para além da reflexão crítica e a problematização das situações enfrentadas no cotidiano, favorecendo o trabalho em equipe, a gestão participativa e corresponsabilização nos processos de ensino-aprendizagem, para o alcance dos objetivos estratégicos”, ressaltou.

Uma reunião está marcada para o dia 10 de janeiro, às 14 horas, na Escola Técnica de Saúde, cuja finalidade é acertar os últimos detalhes para que as informações sobre as estratégias sejam anexadas nos folders, que vão servir de material de apoio durante a reunião com os 102 prefeitos. O encontro com os novos prefeitos e gestores municipais ainda não tem uma data definida para acontecer.