Geral

CGE lança campanha educativa para eliminar a cultura do “jeitinho brasileiro”

02/12/2016
CGE lança campanha educativa para eliminar a cultura do “jeitinho brasileiro”

A expressão “jeitinho brasileiro” é conhecida no mundo todo. Mas, infelizmente, isso não é motivo de orgulho. A expressão se refere às manobras, aos atalhos, às formas mais fáceis e, na maioria das vezes, antiéticas, de solucionar algum problema. São algumas atitudes aparentemente inofensivas que geram a tão falada corrupção.

 

Para combater essas pequenas atitudes do cotidiano e estimular mudanças comportamentais, a Controladoria Geral do Estado (CGE) elaborou a campanha Corrupção: o jeito certo é dizer não. O lançamento do projeto aconteceu em uma audiência pública realizada na quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), em uma parceria do Fórum de Combate à Corrupção (FOCCO) e apoio da deputada Jó Pereira.

 

A controladora-geral apresentou alguns dados sobre o tema durante a audiência, ressaltando que hoje o Brasil ocupa o 76º no ranking da corrupção. Ela também expôs uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, que mostra a corrupção como maior problema do Brasil, superando áreas como Saúde e Educação.

 

A controladora defende uma política transformadora que mude comportamentos e crie uma cultura onde o cidadão se sinta fiscalizador das contas públicas. “Implementamos, em todos os órgãos de administração direta e indireta, o Serviço de Informação ao Cidadão nos para fazer valer um direito importante de todo cidadão: o acesso à informação pública”, destacou.

 

Com um calendário para o mês de dezembro recheado de atividades voltadas para todos os públicos, a CGE pretende disseminar informação e conhecimento sobre o tema e o seu potencial danoso para a sociedade – com o objetivo de quebrar paradigmas por meio de uma ação educativa. “Aprovamos o jeitinho brasileiro criativo, o jeitinho do bem, mas não para burlar a lei ou ter atitudes corruptas”, disse.

 

Palestras em universidades, panfletagem no centro da cidade, e encontro com controladores são algumas das atividades que compõe a programação.

 

O esforço é para chamar a atenção das pessoas durante o mês de dezembro quando é comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. “A ideia é tornar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, um dia emblemático, estendendo a programação de atividades durante todo o mês, com o intuito de gerar uma reflexão aprofundada sobre atitudes inadequadas”, enfatizou a controladora-geral Maria Clara Bugarim.

 

“De certo é preciso estimular a integridade e atitudes probas no serviço público, porém não apenas isso. Devemos buscar mudanças comportamentais dentro de uma sociedade que está sempre em construção, com apoio das escolas, das famílias, dos governos e das organizações”, observou.

 

Iniciando a programação a CGE visita, nesta quinta-feira (01), às 19 horas, no Anfiteatro do Centro Universitário Tiradentes (Unit) com a palestraTransparência como instrumento de combate à corrupção.