Política

Alfredo Gaspar de Mendonça é eleito novo chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas

01/12/2016
Alfredo Gaspar de Mendonça é eleito novo chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas

O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto será o próximo procurador-geral de Justiça. Ele foi eleito, nesta quarta-feira (30), com 144 votos. Integrante da carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) há exatos 20 anos, promete dar continuidade ao modelo de gestão adotado pelo atual chefe da instituição e garante que o MP vai seguir firme no combate a corrupção e na defesa dos direitos indisponíveis e coletivos e da cidadania dos alagoanos.

O pleito começou às 09h da manhã e seguiu até às 17h. Encerrada a votação, a comissão eleitoral, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e integrada pelos promotores Almir Crescêncio, Luciano Romero e Isaac Sandes, promoveu a contagem dos votos. Anunciado o resultado, Alfredo Gaspar de Mendonça foi comunicado que conquistou o apoio de 144 membros do Ministério Público, entre promotores e procuradores de Justiça. Houve ainda dois votos brancos e um nulo. Ele foi candidato único.

“Essa candidatura demonstra claramente o amadurecimento da instituição. O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, conseguiu manter o Ministério Público altivo, unido e harmônico e a expectativa da classe é que ele continue trilhando o caminho do bom combate, da transformação social, defendendo especialmente, primeiro, a sociedade. O Brasil vive um momento muito conturbado e a instituição Ministério Público não pode faltar ao seu povo. Eu aceitei o encargo de ser candidato a procurador-geral, fui tomado de surpresa, durante esse percurso, quando a minha candidatura foi lançada de forma única. Mas, tenho plena convicção que se chegou a esse consenso porque todos sabem que o Alfredo não será um Alfredo isolado, um Alfredo somente chefe da instituição. Eu estarei no MP para representar a vontade coletiva dos seus membros. Tenho absoluta convicção que contarei com o apoio do Colégio de Procuradores e dos promotores e promotoras de Justiça porque isso será a base do sucesso da minha gestão”, afirmou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

“Depois de mais de 20 anos trilhando um caminho na instituição ministerial, eu agora estou tendo essa honrosa oportunidade de disputara eleição para procurador-geral. São momentos de felicidade e, ao mesmo tempo, de ansiedade. Sei da responsabilidade que se avizinha e estou ciente de que só um trabalho harmônico, sereno e, acima de tudo, com o coletivo da instituição, nós vamos poder responder os anseios da sociedade. O Ministério Público tem prestado um grande serviço à população e o Alfredo, como representante da instituição, quer que o MP, tão bravo, combativo e prestigiado pelo povo, continue nesse mesmo patamar. Acima de tudo, eu tenho orgulho de ser promotor de Justiça e, foi com esse mesmo espírito, que eu trilhei o percurso da candidatura e hoje sou escolhido para chefiar minha instituição, sempre de maneira humilde e tendo a sociedade como escopo das nossas grandes batalhas”, acrescentou.

O futuro procurador-geral de Justiça também prometeu seguir a mesma linha de trabalho do atual chefe da instituição, Sérgio Jucá. “O tempo que nós fizemos de campanha foi discutindo com cada membro, quais deveriam ser as nossas prioridades e eu cumprirei cada uma delas, de acordo com o programa criado de forma coletiva. Porém, quero dizer que vou continuar na mesma linha do atual procurador-geral e dos meus antecessores. Todos nós temos os mesmos propósitos e, o maior deles, é bem representar a sociedade com o brasão do Ministério Público, mostrando a todos que o nosso grande empregador, o nosso grande patrão é o povo de Alagoas”, finalizou ele.

O apoio dos colegas de Ministério Público

“A ausência de disputa revela a harmonia existente no Ministério Público em torno do nome de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, um dos colegas mais brilhantes da nossa instituição e que será um grande e eficiente procurador-geral de Justiça na defesa dos superiores interesses do povo alagoano”, declarou o atual chefe da instituição, Sérgio Jucá.

Pensamento semelhante tem a promotora de Justiça Juçara Amaral. “Alfredo é um nome que muito bem representa a nossa instituição, ele é sinônimo de unidade. É um homem quer tem valores como garra, altivez, coragem, dignidade. Será um chefe à altura da importância do Ministério Público”, afirmou.

O ex-procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, também apoiou a candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. “O promotor Alfredo Gaspar tem história dentro da nossa instituição e a escolha única do seu nome é sinônimo de união dentro do Ministério Público. Desejamos que ele faça uma excelente gestão, tanto do ponto de vista administrativo, quanto do ponto de vista institucional. O MP tem sido um estuário das reivindicações sociais, então, nossa torcida é para que ele siga nessa mesma linha, focando no social”, disse ele.

Paulo Roberto Alves, um dos mais recentes promotores de Justiça de Alagoas, vê em Alfredo Gaspar de Mendonça Neto uma figura pública importante para enfrentar essa atual fase enfrentada pelo Ministério Público, onde congressistas discutem leis com a intenção de enfraquecer a atuação da instituição. “Sua candidatura única demonstra a unidade que todos os membros do Ministério Público têm nesta atual fase. Vivemos um momento histórico, em que as forças políticas procuram violar a lei e praticam atos de corrupção, voltando-se contra promotores de Justiça e juízes, então, essa união que vive o MP de Alagoas fortalece nossa atuação, uma vez que, agora, nós temos que, primeiramente nos defender para conseguir, na sequência, defender a sociedade”, argumentou.

Histórico

Promotor de Justiça de 3ª entrância, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto iniciou a carreira no Ministério Público Estadual de Alagoas em 8 de abril de 1996, na Promotoria de Justiça de Maravilha. Atuou como promotor em Palmeira dos Índios por muitos anos, além de ter exercido seu ofício em várias promotorias especializadas da capital e nos gabinetes da Procuradoria Geral de Justiça e da Corregedoria Geral. Atualmente ele é titular da 48ª Promotoria de Justiça da Capital, que tem atribuição para o Tribunal do Júri.

Na condição de representante do MPE/AL, participou também das investigações de casos de grande repercussão no Estado, a exemplo do assassinato da ex-deputada federal Ceci Cunha (1998) e do extermínio de moradores de rua em Maceió (2010).

Alfredo Gaspar de Mendonça também já compôs o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. Recentemente, comandou a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Por duas vezes, coordenou o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE/AL, cuja missão principal é investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos.

O Grupo ganhou reconhecimento após deflagrar sucessivas operações, em parceria com a 17ª Vara Criminal da Capital e as Polícias Militar e Civil, que costumam ser finalizadas com prisões e farto material apreendido após os cumprimentos de mandados de busca e apreensão e prisão. Pelos trabalhos à frente do Gecoc, o promotor recebeu em 2012 a Medalha de Mérito do Ministério Público.

Alfredo Gaspar de Mendonça, além da formação acadêmica no curso de Direito, é pós-graduado em Direito Público.