Geral

Alagoas recebe viaturas para combater Aedes aegypti durante Governo Presente

02/12/2016
Alagoas recebe viaturas para combater Aedes aegypti durante Governo Presente

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, ganha reforço em Alagoas, com a entrega de quatro veículos doados pelo Governo Federal.

 

A entrega vai ocorrer nesta sexta-feira (2), durante a 5ª edição do Governo Presente, em solenidade marcada para as 8h, em frente à praça Central de Junqueiro, com a presença dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, e dos Transportes, Maurício Quintella, além do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

 

Ainda em Junqueiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fará uma apresentação do drone que será utilizado para fazer um mapeamento dos possíveis criadouros do mosquito. Com isso, supervisores e agentes de endemias, além da equipe da Defesa Civil, irá traçar um plano de trabalho para atuar no combate do transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Assim como o aplicativo ‘Juntos pela Saúde’, o drone será uma ferramenta importante para que possamos combater o Aedes aegypti. Isso representa um investimento do Governo do Estado, por meio da Sesau, para que possamos frear o aumento das doenças causadas por esse mosquito no Estado”, salientou a gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Sesau, Danielle Castanha.

 

Força-tarefa

 

Uma grande ação acontecerá no município após a solenidade, com a participação de 85 homens, que irão percorrer prédios públicos, terrenos baldios e residências para identificar focos do Aedes. Irão participar da mobilização, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, agentes de endemias e reeducandos. Em Maceió também haverá uma força-tarefa atuando no Cepa e no sistema prisional.

A gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, Daniele Castanha, informou que, além de percorrerem diversos locais, os homens irão orientar a população sobre os cuidados que devem ser adotados. “É importante evitar o acúmulo de lixo, utensílios e outros objetos que servem para a proliferação do Aedes”, enfatizou.