Geral

Treinamento promovido pela Desenvolve fomentará educação financeira

23/11/2016
Treinamento promovido pela Desenvolve fomentará educação financeira

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) ofertou, nesta quarta-feira (23), aos seus colaboradores e agentes de crédito, um treinamento sobre Educação Financeira Pessoal e de Negócio. A idealização do curso partiu do presidente da agência, Rafael Brito, que tem gerido a entidade não apenas com foco na liberação de crédito, mas também no estímulo para que o povo alagoano faça uma gestão financeira adequada de suas contas.

 

A capacitação foi ministrada pelo consultor Carlos Aquiles Siqueira, também autor do livro Contos de Negócios, que elaborou uma palestra com bastante interação entre os participantes, dinâmicas e exposição de ideias voltadas à conscientização, organização e ao planejamento financeiro, dando dicas para a obtenção do equilíbrio econômico e de uma relação saudável com as finanças.

 

“Sem dúvida é uma excelente oportunidade para que os colaboradores e os agentes de crédito da Desenvolve se tornem multiplicadores de uma consciência financeira e leve isso por todo o Estado de Alagoas, através de palestras breves, mas bem direcionadas”, apontou Brito.

 

Esses atores da educação financeira, a partir de agora, cumprirão uma agenda de visitas levando esse conhecimento ao maior número de alagoanos possível, munidos de uma cartilha adaptada, a pedido da Desenvolve/AL, que auxiliará, na prática, quem deseja mudar seus hábitos econômicos, tanto em casa quanto em seus empreendimentos.

 

De acordo com Aquiles Siqueira o objetivo da capacitação é proporcionar uma base educacional que permita ao receptador das informações um entendimento mais amplo dos aspectos ligados à gestão financeira pessoal e empresarial, permitindo-lhe uma administração responsável e consciente dos recursos e bens que dispõe.

 

“É de fundamental importância que a pessoa tenha consciência do que tem e de onde pode chegar”, explicou o palestrante que ainda mencionou a sensibilização, administração financeira individual, gestão de dívidas e do crédito, consumo consciente, investimento, poupança e aposentadoria como os pontos-chave para essa finalidade.

 

Carlos afirmou ainda que a preocupação com as finanças pode reduzir a capacidade de desempenhar um bom trabalho e que isso pode impactar diretamente os sonhos, objetivos e metas das pessoas e dos negócios. “Além de mostrar o impacto negativo na produtividade, o principal ensinamento que tento passar é que com planejamento e determinação conseguimos gerenciar bem nossas finanças e isso irá refletir em todos os outros aspectos das nossas vidas”, explicou ele.

Na opinião do presidente da Desenvolve, Rafael Brito, muitos dos problemas verificados nas pequenas e médias empresas é o fato do setor financeiro não ser devidamente instruído. “Lidar com as finanças não é só saber quanto se recebe e quanto se tem que pagar”, lembrou. “Existem técnicas e estratégias que facilitam o processo, fazendo com que a empresa prospere de forma segura e frequente”, arrematou.