Geral

Sesau discute Programa Nacional de Melhoria da Atenção Básica

09/11/2016
Sesau discute Programa Nacional de Melhoria da Atenção Básica

A intenção da s oficinas é melhorar os serviços de atendimento básico de saúde. (Foto. Carla Cleto)

A intenção das oficinas é melhorar os serviços e atendimento básico de saúde. (Foto. Carla Cleto)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas iniciou ontem (8), a oficina sobre o III Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A iniciativa estende-se até esta quarta-feira (9) e está sendo realizada no auditório da Gerência de Atenção Primária, no bairro Jaraguá, em Maceió.

A oficina conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Sesau, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A gerente de Atenção Primária da Sesau, Tânia Queiroz, destacou a importância da oficina, como uma oportunidade de os gestores discutirem e tirarem dúvidas sobre o PMAQ. Ela destacou as ações que a Sesau viabiliza para que os secretários municipais de Saúde trabalhem em parceria e sintonia.

Tânia Queiroz lembrou que, em breve, a Sesau vai realizar oficinas com os municípios. “O calendário dos encontros regionais será iniciado ainda no primeiro trimestre de 2017”, revelou a gerente.

Outro importante ponto do evento é a oficialização do grupo de trabalho do PMAQ. De acordo a coordenadora do PMAQ em Alagoas, Tereza Rocha, o grupo busca a consolidação de todo o ciclo do programa, assegurando sua efetivação.

“A qualificação e ampliação da resolutividade da atenção primária tem sido uma prioridade da gestão estadual. Com uma esfera básica bem estruturada, resolve-se uma grande parte dos problemas da população, além de diminuir o excesso de demanda em grandes centros de atendimento, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE)”, destacou Tereza.