Geral

Secult entrega certificados Amigo da Cultura a personalidades

05/11/2016
Secult entrega certificados Amigo da Cultura a personalidades
Evento de entrega dos certificados “Amigo da Cultura” a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cultura no Estado. Ascom

Evento de entrega dos certificados “Amigo da Cultura” a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cultura no Estado. Ascom

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura promoveu, nesta sexta-feira (4), a entrega dos certificados “Amigo da Cultura” para personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cultura alagoana. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Museu Palácio Floriano Peixoto.

De acordo com a secretária Mellina Freitas, a certificação é um reconhecimento aos serviços prestados ao segmento cultural. “A cultura é ferramenta de inclusão e desenvolvimento social. É ela quem preserva e mantém viva a nossa história e nossas tradições. Reunimos hoje figuras importantes para o fomento e difusão das nossas manifestações populares”, afirmou.

Foram contemplados com o Certificado de Amigo da Cultura: Ivan Barsand, Marcos Lima, Edna Constant, Almir Medeiros, Wilson Santos, Ivanildo Ribeiro, Maria das Dores, Mestre Claudio de Jacarecica, Karina Padilha, Peronilda Batista, Ronaldo Moraes (Sebrae/AL) e Goretti Lima (TV Assembleia).

Goretti Lima falou da importância de a TV receber este prêmio e destacou os programas culturais exibidos diariamente pelo veículo.

“Para a TV Assembleia é muito importante receber este prêmio, por ser um reconhecimento a nossa opção de inserir na grade programação atrações culturais. Temos um compromisso de levar para as casas dos alagoanos mais cultura e informação, fazendo com que os telespectadores conheçam o que temos de melhor na nossa terra, na arte e na cultura”, disse a jornalista.

Na ocasião, foram homenageados ainda os mestres do Registro do Patrimônio Vivo Benon e Cicinho, falecidos em 2015 e 2016. Também foi realizada a diplomação oficial da nova Mestra do RPV Maria Severiano dos Santos, rendeira de bilro, natural de São Sebastião, conhecida como Maria de Clarice.

“Minha função é repassar para o futuro o ofício que aprendi com minha mãe, o bilro. Esta arte da cultura alagoana que encanta a todos”, destacou a mestra Maria Severiano.

Ao final, apresentações culturais do repentista João Procópio, o pandeirista de Chegança Zé Um, Mestra da Baiana, Mestra da Chegança, e recital de poesia com Chico de Assis, festejaram o Dia da Cultura.