Geral

Seades planeja realizar 500 novos cadastros do Cartão do Idoso no Governo Presente

12/11/2016
Seades planeja realizar 500 novos cadastros do Cartão do Idoso no Governo Presente
Reprodução

Reprodução

Cerca de 500 idosos poderão garantir o transporte intermunicipal gratuito durante a quinta edição do Governo Presente, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, abrangendo os municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. O cálculo é da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), responsável pela emissão do Cartão do Idoso.

Durante o Governo Presente, a Seades vai executar as ações do programa Alagoas Social, lançado pela pasta em maio deste ano para ampliar os cadastros do Cartão do Idoso, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e para passar orientações sobre os processos de averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família.

De acordo com o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, a expectativa com relação ao Cartão do Idoso, neste Governo Presente, foi parcialmente reduzida com relação às edições anteriores, devido à realização, em julho, do Dia D do Governo Presente no município de Junqueiro.

“No Dia D, atingimos a marca de 120 novos cadastros do Cartão do Idoso, o que atendeu a uma parte da demanda naquela região. Esperamos contemplar os outros municípios com o Governo Presente, garantindo o acesso ao transporte intermunicipal gratuito a todos os que cumpram os requisitos nas cidades que estão incluídas nesta quinta edição”, disse Pinaud.

A dona de casa Maria Cícera Pereira, de 67 anos, e seu marido, o aposentado Jorge Pedro da Silva, de 66 anos, foram dois beneficiados pelas ações do Dia D em Junqueiro, no mês de julho. “Agora eu vou poder visitar meu cunhado e meu sobrinho, que moram em São Miguel dos Campos e Roteiro. Faz mais de três anos que eu não via os dois”, disse dona Cícera, depois de fazer seu cadastro com as equipes da Seades.

A superintendente de Assistência Social da Seades, Aline Rodrigues, lembra a necessidade de que os interessados em fazer o cadastro do Cartão do Idoso compareçam aos pontos de atendimento da secretaria no Governo Presente munidos da documentação necessária.

“É importante que esses idosos estejam de posse de um documento de identidade com foto, comprovante de renda inferior a dois salários mínimos e o Número de Inscrição Social, o NIS, que é informado pelos Centros de Referência em Assistência Social nos respectivos municípios. Estaremos atendendo nos postos montados em Boca da Mata, Campo alegre e Teotônio Vilela, mas esperamos receber solicitações de todos os municípios incluídos nesta quinta edição do Governo Presente“, reforçou a superintendente.