Geral

Projeto universitário contempla o Mercado do Artesanato de Maceió

17/11/2016
Projeto universitário contempla o Mercado do Artesanato de Maceió
Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mobilizam-se para chamar a atenção da sociedade para a importância do Mercado Público do Artesanato de Maceió, localizado no bairro da Levada, na capital. O Projeto de extensão “Mercado Público do Artesanato: retrato da cultura, patrimônio e identidade de Alagoas”, foi idealizado por estudantes dos cursos de relações públicas, jornalismo e teatro, sob a coordenação da professora e coordenadora do curso de relações públicas, Dra. Sandra Nunes Leite. A ação foi aprovada pelo Programa de Iniciação Artística (Proinart) e possui a duração de um ano.
 
“O projeto nasceu da necessidade de reacender a discussão da importância do mercado, que é um patrimônio do estado de Alagoas, um local histórico, rico em vivências e é a casa dos artesãos de Maceió. O potencial do mercado é grandioso, no sentido histórico, cultural e turístico. O projeto tem como objetivo mostrar, tanto para a população, como para as autoridades, essas potencialidades.” Conta a estudante, Érica Rocha.
 
Serão realizadas apresentações culturais gratuitas em escolas públicas, uma exposição fotográfica, a produção de um artigo científico e ainda um documentário que contempla a preservação da oralidade, presente no histórico mercado do artesanato. Nesta primeira fase, os estudantes realizam pesquisas sobre a história dos artesãos e da produção do artesanato genuinamente alagoano, catalogando a produção cultural e o perfil dos frequentadores do mercado público. As próximas etapas estarão disponíveis nas redes sociais da iniciativa.
 
Integram o projeto, os estudantes: Cláudia Leite (relações públicas), Érica Rocha (relações públicas), Jéssica Roberta Martins (jornalismo), Joesile Gomes Cordeiro (teatro), Luan Filipe Soares dos Santos (relações públicas) e Maylson Honorato (jornalismo).
Exibindo 14721602_1233160700082722_4098948320179565794_n.jpg