Geral

Pesquisa com soja em Alagoas atesta produtividade acima da média nacional

25/11/2016
Pesquisa com soja em Alagoas atesta produtividade acima da média nacional
Apesar das adversidades climáticas, a produtividade por hectare em Alagoas está acima da média nacional(Foto: Ascom/Seagri)

Apesar das adversidades climáticas, a produtividade por hectare em Alagoas está acima da média nacional(Foto: Ascom/Seagri)

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuárias (Embrapa) dos Estados de Alagoas e Sergipe apresentaram o resultado dos experimentos com 50 variedades de soja e cultivares produzidos em São Miguel dos Campos e Jundiá.

A ação conta com o incentivo do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca, Pecuária e Aquicultura (Seagri), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a própria Embrapa.

Os dados anunciados pelos pesquisadores na quinta-feira (24), no auditório da Federação da Agricultura de Alagoas (Faeal), revelam que das 50 variedades de soja, dez apresentam indicativos de materiais adaptáveis na região e que apesar das adversidades climáticas, a produtividade por hectare está acima da média nacional.

Além disso, verificou-se ainda destaque na quantidade de grãos por vargem, bem como estão acima da média nacional a quantidade de óleo e proteína da soja cultivada em Alagoas. Houve ganhos também na altura, qualidade da vargem e tamanho.

O secretário de Agricultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, ressalta que os resultados divulgados pela Embrapa são muito positivos tanto para os produtores, quanto para o desenvolvimento econômico do Estado.

“O propósito do governador Renan Filho é continuar incentivando e apoiando a diversificação de cultura em Alagoas, o que vai gerar empregos e renda, além de fixar o homem no campo”, afirma o secretário Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, a parceria com o Sebrae, Embrapa e Ufal vai fortalecer ainda mais a produção de soja.

Para Antonio Santiago, pesquisador da Embrapa em Alagoas, os resultados da pesquisa são excelentes e motivo de satisfação, pela geração de conhecimento e transferência de tecnologia. “A produção de sacas por hectare superar a média nacional é motivo de comemoração”, afirma.

Sérgio Procópio, pesquisador da Embrapa em Sergipe, reconhece que a produção de soja em Alagoas é de boa qualidade nos ensaios analisados e que a tendência é melhorar ainda mais na próxima safra. “A terra é boa, o incentivo do Governo é importante e os produtores estão cultivando de forma correta”.

Pioneiro no cultivo de soja em Alagoas, o produtor Everaldo Tenório destaca que o apoio que vem recebendo da Secretaria de Agricultura de Alagoas, da Embrapa, do Sebrae e da Ufal tem sido muito importante para a diversificação de cultura. “Acreditamos que a próxima safra será ainda melhor”, aposta.

Everaldo Tenório já importou sua produção do ano passado para a Rússia e este ano para a China, e ainda, para os estados da Bahia e Pernambuco.