Política

Michel Temer anuncia renovação da Lei do Audiovisual até 2022

08/11/2016

Michel Temer anunciou, em cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, que irá estender os benefícios da Lei do Audiovisual até 2022. Além dessa continuidade de investimento na produção cinematográfica nacional, o Presidente da República anunciou um aumento de 40% no orçamento do Ministério da Cultura (MinC) para 2017. Segundo ele, o setor está sendo privilegiado em momento de crise e “arrocho” devido à sua importância.

“A cultura é o mais importante bem do povo brasileiro. É por meio dela que nós nos comunicamos”, disse Temer, para uma plateia repleta de artistas, que também celebraram o ano do samba e a grande homenageada, Dona Ivone Lara. Declaradamente à vontade, “totalmente distensionado”, o presidente ainda lembrou que, por “feliz coincidência”, leu na última semana a biografia do samba “Noite de Meu Bem” , de Ruy Castro.

 

O discurso, os anúncios e a descontração surpreendem. Em maio desse ano, Michel Temer extinguiu o MinC logo após assumir a presidência, transformando-o numa secretaria subordinada ao Ministério da Educação. A reação negativa da população levou o então interino a desistir da mudança e anunciar a recriação do departamento, nove dias depois.

Que o discurso de Temer se mantenha e a cultura seja mesmo tratada como um elemento “tão fundamental” para o Brasil. O cinema nacional agradece.