Cidades

Esgoto sem tratamento é despejado no Rio São Francisco em Piranhas

29/11/2016
Esgoto sem tratamento é despejado no Rio São Francisco em Piranhas
Flagrante de esgoto despejado no Rio São Francisco foi feito pela FPI (Foto: Divulgação/Ascom MP-AL)

Flagrante de esgoto despejado no Rio São
Francisco foi feito pela FPI
(Foto: Divulgação/Ascom MP-AL)

Um esgoto a céu aberto sendo despejado no Rio São Francisco, na orla do município de Piranhas, Sertão de Alagoas, foi flagrado na manhã desta terça-feira (29). A descoberta aconteceu durante a Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco da Tríplice Divisa (FPI), através da equipe de saneamento básico.

O esgoto está localizado no pequeno porto de onde partem os catamarãs que levam turistas para conhecer o rio. Segundo os técnicos da Fiscalização, o despejo vem da parte histórica da cidade, conhecida como “Piranhas Velha”, formada por centenas de casas e muitas pousadas.

A coordenação da equipe informou que são dejetos que vem do centro histórico de Piranhas, onde estão situadas casas e muitos empreendimentos turísticos. Explicou que é uma esgoto com uma quantidade grande de dejetos não tratados e que está indo direto para o São Francisco.

O Ministério Público Federal irá notificar a prefeitura para que uma solução rápida seja encontrada. “Desta maneira não vai continuar. É um flagrante desrespeito ao rio e ao cidadão. Todo meio ambiente vem sendo agredido a olhos vistos”, disse o promotor Manuel Antônio da Silva.

O promotor adiantou que a prefeitura será notificada para comparecer ao Ministério Público Federal e explicar os motivos de deixar um esgoto sem tratamento ser jogado no rio. “Primeiro vamos ter essa conversa. Entretanto, a prefeitura terá que apresentar a resolução dessa grave questão. Caso isso não aconteça, iremos tomar as medidas legais para essa solução ser a mais breve possível”, informou.