Geral

Escolas são fechadas em Délhi, na Índia, por poluição

05/11/2016
Escolas são fechadas em Délhi, na Índia, por poluição
Estrangeira usando máscara em rua de Nova Délhi.  Foto: EFE

Estrangeira usando máscara em rua de Nova Délhi.
Foto: EFE

Mais de 1.700 escolas permaneceram fechadas neste sábado em Délhi, na Índia, a capital mais poluída do mundo, devido à péssima qualidade do ar, com uma concentração de poluentes mais de 20 vezes acima da recomendada, o que vem causando problemas na cidade desde a celebração da festividade hindu de Diwali na semana passada.

Todas as escolas públicas das três Corporações Municipais de Délhi fecharam suas portas devido à poluição causada pela explosão em massa de rojões e fogos de artifício durante o festival, disse à Agência Efe uma fonte do Departamento de Educação da Divisão Norte, que pediu o anonimato.

Apenas nas áreas sob sua jurisdição, cerca 300 mil crianças foram afetadas pelo fechamento de escolas, algo que se prolongará até a próxima segunda-feira, detalhou a fonte.

Um denso nevoeiro está cobrindo a região metropolitana da capital indiana desde o início desta semana, onde alguns decidiram nestes dias cobrir seus rostos com máscaras e lenços para minimizar os efeitos da poluição, enquanto muitos outros estão se queixando de problemas respiratórios.

Em Punjabi Bagh, no oeste da cidade, a concentração de partículas PM10, as que são menores que dez mícrons, se situa esta manhã em 1.170 e a de PM2,5 – inferiores a 2,5 mícrons – em 698, o que representa um excesso de 674% e 842%, respectivamente, segundo dados do Conselho Central para o Controle da Poluição.

A média das últimas 24 horas foi de 565 no caso das partículas PM2,5, frente às 25 recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A organização considera que a concentração de partículas acima de 200 por metro cúbico é “muito insalubre”, enquanto de 300 em diante, o ar se torna “tóxico”.

Com 17 milhões de habitantes, Délhi é uma das cidades mais populosas do mundo e a capital mais poluída do planeta, enquanto a Índia concentra 13 das 20 cidades de maior poluição, segundo a OMS.

A situação piorou notavelmente no país desde o Festival de Diwali, que marca o início do ano novo e lembra a volta do deus Ram a seu reino após 14 anos no exílio.