Geral

Câncer de próstata atinge um a cada seis homens, diz urologista

10/11/2016
Câncer de próstata atinge um a cada seis homens, diz urologista
Campanha visa alertar homens sobre como prevenir o câncer de próstata e outros cânceres específicos ao sexo masculino(Fotos: Reprodução Internet)

Campanha visa alertar homens sobre como prevenir o câncer de próstata e outros cânceres específicos ao sexo masculino(Fotos: Reprodução Internet)

Doença que atinge um a cada seis homens, o câncer de próstata tem no histórico familiar, na idade, raça e alimentação inadequada alguns dos fatores que podem desencadear os tumores. O alerta é do urologista Humberto Montoro, durante palestra de abertura da campanha ‘Novembro Azul, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Humberto Montoro ressaltou que, quando descoberto logo no início, este tipo de câncer apresenta cura em cerca de 90% dos casos. O especialista orientou os profissionais sobre os cuidados com a saúde e a importância dos exames de rotina.

“Os cuidados preventivos são fundamentais para prevenir ou detectar precocemente o câncer de próstata. Ir ao urologista, realizar o PSA e o exame de toque, a partir dos 50 anos, são atitudes fundamentais”, recomendou o urologista.

Ainda de acordo com o médico, caso haja histórico familiar da doença, os exames devem ser realizados a partir dos 40 anos de idade. Isso porque, na concepção de Humberto Montoro, os exames de rotina são fundamentais para impedir a gravidade da doença.

“O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. A doença não apresenta sintomas na fase inicial e o risco de desenvolvimento aumenta com a idade. Os negros apresentam um câncer mais grave”, pontuou o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de próstata é feito através do exame do toque, quando é verificado um nódulo endurecido, com superfície irregular e próstata fixa, atrelado aos índices do PSA e da história clínica do paciente. “Mas, quando é descoberto logo no início, o câncer de próstata responde bem ao tratamento, tendo um taxa de óbitos de apenas 6%”, relatou Humberto Montoro.

Em sua palestra, o especialista esclareceu dúvidas sobre o câncer de pênis, que atinge homens de 20 a 90 anos de idade. Segundo ele, esta modalidade é raríssima em indivíduos postectomizados, ou seja,como circuncidados.

“A doença é comum em homens com fimose ou excesso de prepúcio e pode resultar na retirada total ou parcial do órgão. A higiene correta, com água e sabão, minimiza o desenvolvimento da doença”, orientou.

A palestra faz parte de ações desenvolvidas pelo Serviço de Qualidade de Vida do Trabalhador (SQVT), referentes ao ‘Novembro Azul’. A ação tem como propósito alertar homens sobre os cuidados de prevenção, para evitar o câncer de próstata e outros tipos de cânceres específicos ao sexo masculino.