Geral

Alunos do Sesi/AL apresentam trabalhos científicos durante Mostra nacional

11/11/2016
Alunos do Sesi/AL apresentam trabalhos científicos durante Mostra nacional
Três trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes do 8º e 9º ano da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) estão sendo apresentados durante a Mostra Sesi de Ciências e Engenharia, que ocorre em Brasília-DF. A iniciativa, que transforma os alunos em verdadeiros cientistas, faz parte da programação da Olimpíada do Conhecimento, que segue até domingo próximo.
Os projetos selecionados na etapa estadual, realizada em outubro, para participar da etapa nacional, foram as “Placas em Braille”, que visam a melhorar a acessibilidade para cegos; o “HERO app”, aplicativo para Android que monitora e controla o tempo de uso saudável do celular; e a Lixa Sugadora Magnética (Lisuma), que aspira e armazena o pó gerado pelo atrito entre a lixa e superfície lixada.
“Nossos alunos estão encantados com o evento e seguros nas apresentações. Em Maceió, eles receberam treinamento e foram orientados por profissionais como psicólogos, que os ajudaram a controlar a ansiedade. Estamos competindo de igual para igual com os outros estados”, afirmou a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Cristina Suruagy.
“A Mostra Sesi de Ciências e Engenharia é muito importante para ganharmos conhecimento e melhorar a aprendizagem, além de ressaltar o trabalho em equipe. É uma chance de crescermos em outros lugares e de fazer novas amizades”, destacou o aluno do 8º ano Leonardo Rafael, de 12 anos, membro da equipe que desenvolveu o projeto Lisuma.
A Mostra, realizada com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis LSI-TEC, foi adotada inicialmente por escolas da Rede Sesi de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o intuito de estimular a prática da pesquisa científica em sala de aula. Cada equipe é formada por até três alunos que, com suporte de um orientador, foram responsáveis por colocar a mão na massa e realizar todo o projeto desde a concepção à montagem dos protótipos.
Avaliação
Durante a Olimpíada do Conhecimento, os alunos Elissandra Santana, Nicolas Evilásio e Walter Winicius, do curso técnico em Logística da Escola Sesi Senai-Ebep de Maceió, fazem a prova do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep), do Senai. O teste avalia o desempenho de estudantes concluintes, visando aferir as competências para o exercício da ocupação.