Geral

Alagoas terá de qualificar 93 mil trabalhadores em profissões industriais entre 2017 e 2020

01/11/2016
Alagoas terá de qualificar 93 mil trabalhadores em profissões industriais entre 2017 e 2020
Alagoas terá de qualificar 93.580 mil trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. Esses profissionais trabalham na indústria ou em atividades de serviços ou comércio que atendem direta ou indiretamente ao setor industrial.
 
As áreas que mais vão demandar formação profissional no estado devem ser construção (41.185), meio ambiente e produção (17.269), metalmecânica (8.587), alimentos (8.365), energia (3.940), veículos (3.192), vestuário e calçados (2.678), tecnologias da informação e comunicação (2.402), petroquímica e química (2.331), madeira e móveis (1.398), mineração (1.267), papel e gráfica (648), e pesquisa, desenvolvimento e design (318).
 
Os dados fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição. A pesquisa também pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Em todo o Brasil, será necessário qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nesse período.
 
A demanda por formação inclui a requalificação de profissionais que já estão empregados e aqueles que precisam de capacitação para ingressar em novas oportunidades no mercado. “O estudo demonstra a vitalidade do mercado de trabalho no Brasil no horizonte dos próximos quatro anos. Profissionais qualificados terão mais chance de aproveitar as oportunidades que surgirem quando a economia voltar a crescer e as empresas retomarem as contratações”, afirma o diretor-geral do SENAI e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.
 
FORMAÇÃO DE TÉCNICOS – Para se tornar um técnico, o profissional precisa fazer um curso com carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses). Esses cursos são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio e, ao final, o estudante recebe um diploma.  Segundo o estudo, cinco áreas destacam-se na demanda por formação de técnicos:
 
Áreas com maior demanda por formação – Técnicos
Áreas
Demanda 2017-2020
Metalmecânica
1.833
Construção
1.565
Meio Ambiente e Produção
1.550
Energia
1.403
Tecnologias de Informação e Comunicação
1.239
 
De acordo com especialistas responsáveis pela elaboração do Mapa, a área de Meio Ambiente e Produção, por exemplo, demanda profissionais com formação técnica, entre outros fatores, porque as empresas passaram a ter maior controle sobre os impactos ambientais dos processos produtivos diante de mudanças recentes na legislação. Além disso, ganhos de produtividade podem ser obtidos com a melhoria na gestão do processo produtivo, medida importante em cenário de lenta recuperação econômica.
 
Nessas áreas, deve haver maior demanda por profissionais qualificados em ocupações industriais como supervisores da construção civil, técnicos de controle da produção e técnicos em eletrônica, entre outras.
 
Ocupações industriais com maior demanda – Técnicos
Ocupações
Demanda 2017-2020
Área
Supervisores da construção civil
795
Construção
Técnicos em eletrônica
592
Energia
Técnicos em eletricidade e eletrotécnicos
550
Energia
Técnicos em segurança no trabalho
512
Meio ambiente e produção
Técnicos em operação e monitoração de computadores
484
Tecnologias de Informação e Comunicação
Técnicos em planejamento e controle de produção
404
Meio ambiente e produção
Técnicos de controle da produção
393
Meio ambiente e produção
Mecânicos de manutenção metroferroviária
364
Metalmecânica
Técnicos químicos
355
Metalmecânica
Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações
344
Tecnologias de Informação e Comunicação
 
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Já os cursos de qualificação são indicados a jovens ou profissionais, com escolaridade variável de acordo com o exercício da ocupação, e buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.  As áreas com maior demanda por profissionais com qualificação de mais de 200 horas, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020 serão:
 
    Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (+200h)
Áreas
Demanda 2017-2020
Alimentos
6.234
Construção
3.757
Metalmecânica
2.479
Veículos
2.209
Energia
2.163
    
De acordo com especialistas do SENAI, a exportação de commodities agrícolas (carnes, açúcar, derivados da soja) deve gerar empregos no setor de alimentos entre 2017 e 2020, o que ajudaria a explicar a forte necessidade por formação de profissionais nesse setor. O metalmecânico, por sua vez, tende a crescer a depender da demanda por bens de consumo duráveis.  
Segundo o Mapa, entre as dez ocupações mais em alta nos próximos anos, estão cozinheiros e operadores de máquinas para costura de peças de vestuário.
 
Ocupações industriais com maior demanda dentro e fora da indústria – Qualificação (+ 200h)
Ocupações
Demanda 2017-2020
Áreas
Cozinheiros
3.709
Alimentos
Mecânicos de manutenção de veículos automotores
1.702
Veículos
Trabalhadores de instalações elétricas
1.544
Energia
Padeiros, confeiteiros e afins
1.475
Alimentos
Trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis
1.306
Construção
Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas)
970
Mineração
Tintureiros, lavadeiros e afins, à máquina
820
Vestuário e calçados
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais
763
Metalmecânica
Encanadores e instaladores de tubulações
720
Construção
Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos
681
Alimentos
 
METODOLOGIA – O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores. A pesquisa projeta o impacto sobre o mercado de trabalho e estima a demanda por formação profissional (inicial e continuada). As projeções e estimativas são desagregadas no campo geográfico, setorial e ocupacional, e servem como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do SENAI.
 
Leia a íntegra do Mapa do Trabalho Industrial no Portal da Indústria.
 
O diretor-geral do SENAI lembra que a qualificação do trabalhador afeta na produtividade das empresas. “A agenda de qualificação aponta a preocupação que as empresas têm no sentido de obter ganhos na produtividade do trabalho, que é determinado pelo aumento da competitividade no ambiente econômico”, diz Lucchesi.
 
O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. Criado em 1942, já formou mais de 68 milhões de trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. 
 
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – Os melhores alunos de cursos de educação profissional do Brasil participam este ano da Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de profissões técnicas das Américas, que ocorrerá entre 10 e 13 de novembro, em Brasília.  O torneio reunirá 1.200 estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF); alunos dos ensinos fundamental e médio do Serviço Social da Indústria (SESI) e de escolas públicas do Distrito Federal.
 
Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido. Os desafios ocorrerão numa estrutura de mais de 50 mil metros quadrados montada ao redor do Ginásio Nilson Nelson. A expectativa é que 100 mil visitantes passem pelo local durante a competição.
 
Para saber mais sobre a Olimpíada do Conhecimento acesse: www.senaiolimpiadas.com.br