Geral

Suspeita de favorecer Hillary, presidente dos democratas deixa CNN

31/10/2016
Suspeita de favorecer Hillary, presidente dos democratas deixa CNN

A presidente do Comitê Nacional Democrata, Donna Brazile, foi acusada pela segunda vez de ter enviado à campanha de Hillary Clinton com antecedência uma questão que seria feita durante um debate do partido.

Nesta segunda (31), um suposto email de Brazile para a campanha de Hillary foi divulgado pela Wikileaks. Também no mesmo dia ela publicou em seu perfil no Twitter uma mensagem de despedida, em que diz “Obrigada CNN. Honrada por ser uma estrategista democrata e comentarista na emissora. Boa sorte a todos os meus ex-colegas”.

Segundo a emiddora, ela pediu demissão de seu cargo como colaboradora no dia 14. Seu contrato – e também um com a NBC News – estava suspenso desde julho, quando assumiu a presidência do Comitê.

As duas perguntas que ela teria adiantado à candidata democrata foram feitas em eventos promovidos pela CNN, que nega que Brazile tenha tido acesso ao material através da emissora.

“A CNN nunca deu a Brazile acesso a qualquer pergunta, material preparatório, lista de convidados, informação de bastidores ou reuniões antecipadas sobre um town hall ou debate. Ficamos completamente desconfortáveis com o que soubemos sobre as interações dela com a campanha Clinton enquanto ela era uma colaboradora da CNN”, escreveu a porta-voz da emissora, Lauren Pratapas.

O email divulgado pela Wikileaks nesta segunda teria sido enviado ao chefe da campanha de Hillary Clinton, John Podesta, em 5 de março deste ano, na véspera de um debate entre Hillary e Bernie Sanders.

“Uma das questões direcionadas a Hillary amanhã é de uma mulher com uma alergia… sua família tem contaminação por chumbo e ela irá perguntar o que Hillary fará, como presidente, para ajudar a população de Flint”, diz um trecho da mensagem.

No dia seguinte, a eleitora Lee-Anne Walter, fez a seguinte pergunta: “minha família, a cidade de Flint e as crianças em D.C. foram contaminadas por chumbo. Você faria uma promessa pessoal para mim neste momento que, como presidente, em seus primeiros 100 dias no cargo, tornará obrigatório que todos os sistemas públicos de água removam todos os canos de chumbo em todos os Estados Unidos e que notificações sejam feitas a todos os cidadãos que possuam esses canos?”

Brazile já havia sido acusada de antecipar à campanha de Clinton uma pergunta sobre pena de morte, feita em um town hall realizado em 13 de março, também promovido pela CNN e contra Bernie Sanders, que disputava na época a nomeação democrata.