Geral

Sindpol realizará vigília pelo piso salarial nesta terça-feira (4)

03/10/2016
Sindpol realizará vigília pelo piso salarial nesta terça-feira (4)
Policiais civis fazem mobilização nesta terça-feira para antecipar piso salarial.

Policiais civis fazem mobilização nesta terça-feira para pedir  reunião de antecipação de negociação do piso salarial. (Foto: Assessoria)

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizará uma atividade de mobilização denominada “Vigília com café da manhã”, em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), nesta terça-feira (04), a partir das 9 horas. Na manifestação, os policiais civis vão cobrar a antecipação da reunião de negociação, marcada para o dia 11 de outubro, para que o Governo do Estado apresente a proposta de piso salarial da categoria.

A contraproposta dos policiais é o piso salarial de R$ 5.500,00 em duas vezes, sendo a primeira retroativa a setembro deste ano e a segunda parcelada para janeiro de 2017. Na última assembleia geral, a categoria adiou a decisão do indicativo de greve em respeito à sociedade, tendo em vista as eleições municipais.

Os policiais civis estão, desde no ano passado, mobilizados pela valorização profissional através da pauta de negociação que contém 23 itens. Entre os pleitos, o reajuste do piso salarial, a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), o pagamento de risco de vida e de insalubridade, a correção dos valores do adicional noturno e da verba de alimentação, o fim do desvio de função que é a custódia de preso, o plano de saúde mantido pelo Estado, entre outros. Até o momento o Governo de Alagoas não concedeu nenhum item à categoria.

Atualmente, Alagoas é o 25º lugar no ranking dos pisos salariais dos policiais civis no Brasil. A categoria também é a única com nível superior que recebe o pior piso salarial da segurança pública no Estado.