Geral

Sesau promove ações de combate ao aedes aegypti em Taquarana

24/10/2016
Sesau promove ações de combate ao aedes aegypti em Taquarana

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, neste fim de semana mais uma ação para o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa foi promovida em parceria com a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), no município de Taquarana.

 

Na ocasião, os alunos do Curso de Formação de Soldados do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca uniram-se aos agentes de endemias. Acompanhados dos técnicos municipais e estaduais, os novos integrantes da PM/AL orientaram a população sobre as atitudes que devem ser adotadas para evitar a reprodução do mosquito.

 

De acordo com o supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio, os militares fizeram diversas ações para fomentar a educação e a prevenção das doenças. “Em contato com os moradores, eles orientaram a população sobre como acondicionar corretamente as caixas de água, evitar deixar garrafas, panelas e reservatórios sem tampas, além de não deixar expostos pneus e evitar as plantas aquáticas”, ressaltou.

 

Protásio destacou, ainda, que o combate aos criadouros do mosquito tem sido uma prioridade da gestão estadual, que além de fazer um trabalho ativo de combate aos focos, disponibilizou o aplicativo Juntos pela Saúde. Através dele, o cidadão pode denunciar, de forma anônima, algum foco de mosquito, adicionando, inclusive, fotos, vídeos, áudio e a localização geográfica.

 

“A luta contra o mosquito é constante e precisa da participação de todos para a proteção e bem-estar da população. Além de uma ação das gestões estadual e municipais, cabem aos cidadãos fazer a sua parte, uma vez que o aedes aegypti transmite três doenças que podem levar à morte e deixar sequelas”, ressaltou o supervisor.