Geral

Sesau apresenta balanço dos atendimentos no feriado de 12 de outubro

13/10/2016
Sesau apresenta balanço dos atendimentos no feriado de 12 de outubro

As unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) trabalharam de forma intensa nesse feriado de 12 de outubro, dedicado à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Durante o período, o Hospital Geral do Estado (HGE) registrou a assistência a 336 pacientes.

 

Segundo o Setor de Estatística da unidade, foram contabilizados 215 atendimentos a pacientes clínicos, 79 vítimas de acidentes casuais e 27 vítimas de acidentes de trânsito. Também foram atendidas oito pessoas vítimas de agressões (corporal, por armas de fogo e branca) e quatro vítimas de acidentes de trabalho, além de dois afogamentos e uma tentativa de suicídio.

 

Os cinco Ambulatórios 24 Horas registraram 1.138 atendimentos durante o feriado. Noélia Lessa (Levada), Denilma Bulhões (Benedito Bentes), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), João Fireman (Jacintinho) e Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) atenderam, respectivamente, 167, 107, 274, 484 e 106 pessoas.

 

Sangue 

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) liberou duas bolsas de sangue durante o feriado, sendo uma para o Hospital Geral do Estado e outra para o Hospital Médico Cirúrgico de Maceió. Já a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, fez 156 atendimentos no feriado.

 

As vítimas de acidentes de trânsito atendidas no hospital foram 52. Desse total, 36 tiveram como causa as colisões e quedas de motocicletas. Também foram atendidas duas pessoas feridas por arma de fogo e cinco por arma branca.

 

“As unidades de saúde do Estado estão preparadas para atender a demanda da população durante todos os dias do ano. Para isso, os profissionais da saúde são preparados para efetuar atendimentos de urgência e emergência de forma técnica e pautados pelos princípios de humanização. Foi isso o que ocorreu durante o feriado da Padroeira do Brasil”, destacou a gerente de Atenção Pré-Hospitalar da Sesau, Cristina Calado.