Geral

Saúde orienta estudantes da Uncisal sobre combate ao aedes aegypti

03/10/2016
Saúde orienta estudantes da Uncisal sobre combate ao aedes aegypti
Principal cuidado da população é evitar acúmulo de água parada em suas residências. (Foto: Carla Cleto)

Principal cuidado da população é evitar acúmulo de água parada em suas residências. (Foto: Carla Cleto)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orientou estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) de Alagoas sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte de um projeto de extensão da unidade e conta com a participação de 100 acadêmicos dos cursos da área da saúde da instituição.

De acordo com o supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, os alunos irão fazer visitas técnicas em residências da capital alagoana. “Os acadêmicos irão participar de visitas às residências e fazer um trabalho de conscientização junto à população”, informou.

Protásio destacou que os estudantes serão acompanhados por profissionais e agentes de endemias. Para isso eles foram treinados para realizar a análise do ambiente, visando fazer a busca dos focos de reprodução do mosquito, além de orientar a população para prevenção e combate aos focos.

O supervisor de Endemias lembrou, ainda, que o principal cuidado da população é evitar o acúmulo de água parada em suas residências. Ele salientou que, além de cuidar da limpeza das residências, é necessário denunciar os possíveis focos identificados nas residências vizinhas e logradouros públicos.

“A população deve permanecer atenta aos focos de reprodução do mosquito. Esse é um ato de cidadania que protege não apenas o indivíduo, mas toda a população”, destacou Protásio, ao enfatizar que o projeto desenvolvido pela Uncisal será mais um reforço no combate ao aedes aegypti.