Geral

Pais terão que pesquisar para comprar neste Dia das Crianças

04/10/2016
Pais terão que pesquisar para comprar neste Dia das Crianças
Para agradar as crianças, pais terão que pesquisar bastante.Foto: G1/Cortesia

Para agradar as crianças, pais terão que pesquisar bastante.Foto: G1/Cortesia

Presentear as crianças, neste ano, pode ser um pouco mais salgado que em anos anteriores. A constatação é da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que realizou, por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), coletas de preços dos produtos mais procurados no período que antecede o tradicional Dia das Crianças.

Conforme o levantamento, feito em comparação aos mesmos produtos e período do ano passado, em 2016, os brinquedos são os itens mais demandados, seguidos por produtos de vestuário e calçados, respectivamente. O supervisor de Estudos e Análises da Seplag, Gilvan Sinésio, explica, no entanto, que alguns itens também tiveram reduções.

“De modo geral, percebemos um aumento de 58,63% no preço da bola, principalmente por conta da elevação no seu custo de produção e pela maior procura. Em seguida, verificamos que os jogos de tabuleiro apresentaram alta de 40,09%. Outro produto que também chamou atenção foi a boneca que apresentou, conforme o levantamento, uma elevação de 26,13%”, pontua Sinésio.

Ainda segundo a pesquisa, o grupo de vestuário apresentou um aumento em todos os itens, com destaque para as saias (29,49%), conjuntos femininos (16,45%) e calça masculina (13,92%).

Já em relação aos itens que compõem o grupo de calçados, a pesquisa também explicita o aumento nos itens analisados. As sandálias masculinas, por exemplo, tiveram alta de 21,76%, seguido das sandálias femininas, com 10,23%.

“Em geral, a data é a quarta ocasião mais importante para o comércio maceioense durante o ano, mas, agora, devido à crise econômica na qual estamos, as expectativas do comércio para a ocasião estão mais tímidas. A dica, portanto, é para que os pais pesquisem bastante na hora de comprar o presente e, principalmente, que realizem essas compras em centros mais populares, locais que terão mais chances de descontos”, finaliza Sinésio.