Geral

Morre Orival Pessini, criador do personagem Fofão

14/10/2016
Morre Orival Pessini, criador do personagem Fofão
O ator e humorista Orival Pessini, criador dos personagens Fofão, Patropi e Sócrates, morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 72 anos.
 
Há duas semanas o artista  estava internado no Hospital São Luis, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer no baço e, no passado,  teve um câncer na garganta, do qual já estava recuperado. 
O velório de Orival será realizado a partir das  16h no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Orival criou o personagem amado pelas crianças Fofão, no programa Balão Mágico, exibindo na Globo entre 1983 e 1986, onde atuava ao lado de Simony e Jair de Oliveira. O boneco fez tanto sucesso que, com o fim do programa, ganhou sua própria atração, o TV Fofão, que era exibido na Band. 

Fofão também virou boneco e, neste ano, lançou um DVD, batizado de Fofao Forever.

Pessini atuou na Escolinha do Professor Raimundo (Globo) e Escolinha do Barulho (Record) com o personagem irreverente Patropi, e Sócrates e Charles, do Planeta dos Macacos (Globo). 

Seu último personagem no cinema foi o Sr. Campos, em Carrossel: O Filme.

O sucesso de seu Fofão foi tanto, que o personagem virou boneco e DVD, lançado este ano, com o nome de Fofão Forever.

Orival Pessini nasceu em Marília, interior de São Paulo, no ano de 1944. Ele começou sua carreira de sucesso no teatro amador e atuou em comerciais. Estreou na TV em 1963, no infantil Quem conta um conto, da extinta TV Tupi. Durante este período, Orival desenvolveu uma técnica própria, criando máscaras de látex com movimento.

Em 2014 seu personagem Fofão desfilou no carnaval sendo homenageado pela escola Rosas de Ouro, que trouxe o tema Inesquecível, relembrado figuras que marcaram a vida de muitos.