Geral

Mais de 240 migrantes e 25 corpos são resgatados no Mediterrâneo

26/10/2016
Mais de 240 migrantes e 25 corpos são resgatados no Mediterrâneo

A organização Médicos sem Fronteiras (MSF) resgatou 246 migrantes e 25 corpos em dois botes no Mediterrâneo Central no fim do dia de terça-feira (25).

Os 25 mortos, homens e mulheres, estavam no fundo de um dos barcos, um bote precário encontrado a 48 km da costa líbia. Eles estavam escondidos sob uma mistura de água e gasolina e supostamente inalaram combustível.

No mesmo bote, foram resgatadas 107 pessoas vivas. Os demais 139 sobreviventes estavam em outro barco de borracha perto dali.

Entre os resgatados, 23 precisavam de tratamento médico para queimaduras químicas, sendo 11 delas casos graves. Sete pacientes precisaram de evacuação médica e dois estavam tão gravemente feridos que foram levados de helicóptero até a Itália para receber tratamento de emergência.

Coordenador de projeto da ONG Médicos sem Fronteiras começa a distribuição de coletes salva-vidas durante operação no Mar Mediterrâneo  (Foto: Borja Ruiz Rodriguez/MSF)

Coordenador de projeto da ONG Médicos sem Fronteiras começa a distribuição de coletes salva-vidas durante operação no Mar Mediterrâneo (Foto: Borja Ruiz Rodriguez/MSF)

O coordenador de operações de migração da MSF afirmou, em comunicado da ONG, que as últimas semanas têm sido “terríveis”, que o mar está se transformando em “cemitério” e as equipes de resgate estão sobrecarregadas.

Em 2016, 327.800 pessoas chegaram à Europa de barco e 3.740 morreram no mar, de acordo com o Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados).