Geral

Hospital fecha as portas em Girau do Ponciano

15/10/2016
Hospital fecha as portas em Girau do Ponciano

O Hospital Municipal e Maternidade José Enoque de Barros da cidade de Girau do Ponciano na Região Metropolitana do Agreste (RMA) encerrou suas atividades. A decisão foi tomada pelos médicos da unidade de saúde após dois meses sem receber os salários. A decisão penaliza a população carente daquele município e sobrecarrega os hospitais de Arapiraca a exemplo do Hospital Regional e Centro Hospitalar Manoel André (Chama).

De acordo com um dos profissionais do hospital que preferiu ter a identidade preservada para evitar retaliações, várias datas foram agendadas pela secretaria municipal de Saúde e Finanças para que o pagamento dos salários fosse realizado, mas até a manhã de sexta-feira (14), nenhum valor foi depositado.

Decisão foi tomada pelos médicos após dois meses sem receber salários

Decisão foi tomada pelos médicos após dois meses sem receber salários

“Depois do domingo de eleição (02) de outubro a situação na área da saúde complicou completamente, como se fosse uma vingança porque a atual gestão comandada pelo prefeito Fábio Aurélio não consegui sair vitoriosa na reeleição.. Além da falta de pagamento dos profissionais, vários contratados foram demitidos para enxugar a folha”, disse o servidor revoltado.

Outras informações dão conta de que, o caos no hospital tem prejudicado o atendimento aos pacientes principalmente a população pobre. “Tem auxiliar de enfermagem fazendo trabalho de auxiliar administrativo porque vários contratados da prefeitura foram demitidos. Nessa sexta, médicos cubanos estavam realizando o trabalho de plantão no hospital, o que é proibido já que o programa do qual eles participam é para atendimento ambulatorial”, relatou.

Em contato com a secretaria de saúde de Girau do Ponciano, Aruska Magalhães, ela informou que o salário de alguns servidores que recebem pela Caixa Econômica Federal já foi depositado. “Estamos aguardando novos recursos entrarem para pegarmos os outros funcionários. Até o próximo do 20 deste mês, os salários serão todos pagos”, informou a responsável pela pasta.