Artigos

Festa de São Cristóvão

21/10/2016
Festa de São Cristóvão

Mais uma vez, a Paróquia São Cristóvão, que está em Palmeira dos Índios, realizou a festa de seu padroeiro que foi realizada de 14 a 23 de outubro. A paróquia, que foi instalada em fevereiro de 1964, continua até hoje celebrando o seu padroeiro no mês de outubro.

É certo que o dia oficial de São Cristóvão é 25 de julho. Como é tempo de chuva e há festejos externos, o mês de outubro é mais apropriado para os referidos festejos. É bom lembrar que a Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1985 publicou um folheto sobre Palmeira dos Índios e lembra que a festa de São Cristóvão já faz parte do turismo palmeirense.
Observando a programação deste ano de 2016, vê-se, dentre outras fatos, o seguinte: “Todos os dias teremos barraca de lanches, bazar São Cristóvão, Barraca da Aliança com belos trabalhos manuais“. Além disso há um parque de diversões para alegria da criançada e dos jovens.

Em se falando da festa de São Cristóvão, convém observar que este santo existiu realmente, posto que sua vida é revestida de certas lendas. Vejamos algo sobre isso. Tudo indica que, a despeito de sua popularidade, muito pouco se sabe de sua vida.

Tudo leva a crer que ele era de grande estatura, de força extraordinária e sofreu o martírio por ser cristão, lá pelos anos de 250, sob o imperador Décio. Vem agora algo que deve ser lendário. Por ser robusto, Cristóvão quis colocar sua força e habilidade a serviço do senhor mais potente. Talvez esse senhor poderia ser o general do exército. Cristóvão foi para o exército.

Ocorre que seu chefe tinha um “medo supersticioso do espírito das trevas.” Quis então Cristóvão deixar de lado o homem que lhe parecia ser poderoso e, conforme a lenda, teve informações do medo que o demônio tinha da cruz. Ficou Cristóvão ciente de que Cristo, que morreu na cruz, é o mais poderoso de todos.

Como ser servidor de Cristo? Um eremita aconselhou àquele homem angustiado que jejuasse e fizesse longas orações. Mas isso não agradou porque o homem agigantado tinha muita fome e não conhecia orações.

O eremita fez outra proposta. Havia por perto um rio sem ponte. Por isso muita gente não tinha condições de atravessar o rio. O homem angustiado poderia servir-se de sua força incomum e de seu e de seu porte agigantado e atravessar nos ombros os que necessitassem.

Certo dia, uma criança pediu para ser levada para o outro lado do rio. À proporção que o gigante ia levando a criança, esta ia ficando mais pesada. Por fim Cristóvão disse: “Parecia-me estar carregando o mundo inteiro”. Diz a criança: “Muito mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo”.

Daí o nome Cristóvão que significa “portador de Cristo”. Deixando de lado a parte lendária, a Igreja Católica declara ter existido um cidadão que ficou conhecido com o nome de Cristóvão, que é santo canonizado.