Geral

Estudantes do Ebep Maceió conquistam vaga na Olimpíada do Conhecimento

11/10/2016
Estudantes do Ebep Maceió conquistam vaga na Olimpíada do Conhecimento

Três estudantes do Curso Técnico em Logística da Escola Sesi Senai-Ebep do Benedito Bentes, em Maceió, conquistaram o direito de participar da Olimpíada do Conhecimento 2016. Após o excelente resultado obtido no Programa de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Proade), Elissandra Santana, Nicolas Evilásio e Walter Winicius serão integrados à delegação de Alagoas na maior competição de educação profissional do país, que ocorre de 10 a 13 de novembro próximos, em Brasília-DF.

Reprodução

Reprodução

A Olimpíada do Conhecimento, promovida a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Na competição, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: produtos de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas ocupações.

“É extraordinário presenciar a valorização e ampliação das capacidades técnicas dos alunos e essa oportunidade com toda certeza será de suma importância para o desenvolvimento profissional e pessoal”, destacou a jovem Elissandra.

“A participação na OC é um prêmio para estes alunos que demonstraram conhecimento, habilidade e atitude positivas ao longo do curso. Espero que este exemplo sirva de parâmetro para todos nossos alunos”, destacou o instrutor de Logística, Sílvio Romero.

O Proade é uma das ações do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep) do Senai, que contempla a avaliação do desempenho de estudantes concluintes, visando aferir as competências para o exercício da ocupação, previstas no perfil profissional nacional.

O Sistema utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que permite verificar o desempenho longitudinal dos cursos, possibilitando o acompanhamento da formação profissional no Sistema Senai. A avaliação prática de desempenho dos estudantes terá seu piloto realizado no período de 7 a 14 de novembro, em Brasília-DF.