Cidades

Dia de Campo em Arapiraca fortalece cadeia produtiva da mandioca

20/10/2016
Dia de Campo em Arapiraca fortalece cadeia produtiva da mandioca
Em Alagoas, cerca de 5 mil agricultores familiares têm na mandioca sua fonte de renda, sendo a região Agreste responsável por 75% da produção da raiz(Foto: Arquivo/Ascom/Sedetur)

Em Alagoas, cerca de 5 mil agricultores familiares têm na mandioca sua fonte de renda, sendo a região Agreste responsável por 75% da produção da raiz(Foto: Arquivo/Ascom/Sedetur)

Vem da família botânica das euforbiáceas, uma das raízes mais importantes da alimentação nordestina. Pode ser consumida cozida, frita, em caldo, em forma de purê ou de farinha. Cultivada desde antes da chegada dos portugueses ao Brasil, a mandioca continua presente no prato de milhares de famílias brasileiras.

Antes plantada pelos índios, hoje a mandioca é produzida em, aproximadamente, 1,7 milhões de hectares em todo o país. Em Alagoas, cerca de 5 mil agricultores familiares têm na mandioca sua fonte de renda, sendo o Agreste alagoano o responsável por 75% da produção da raiz no Estado, o que corresponde a 324 mil toneladas por ano.

Com o intuito de fortalecer e estruturar cada vez mais o segmento da mandiocultura em Alagoas, o Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste promove o dia de Campo, em Arapiraca, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Sebrae/AL, Embrapa e Emater.

A atividade faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apresentou os principais resultados gerados em Alagoas no setor, além de uma palestra sobre o controle de ervas daninhas e uma visita de campo pra conhecer na prática como se faz o controle desse mal que pode atingir as plantações.

Para o supervisor de Monitoramento de APL’s da Sedetur, Everson Pontes, eventos como esse contribuem para o fortalecimento da mandiocultura no Estado.

“Muitas vezes, o produtor não conhece os males que podem atingir a plantação e prejudicar a colheita. Quando eles passam a ter o conhecimento sobre a cultura que estão plantando esses prejuízos podem ser minimizados. A Sedetur, como parceira dos APL’s, apoia esse espaço, que proporciona ao produtor rural o conhecimento de novas práticas de manejo, fortalecendo o empreendedorismo entre eles e possibilitando, consequentemente, uma melhora na comercialização”, destaca Everson.

Com a identificação das potencialidades por meio dos APL’s, a Sedetur fornece todo o suporte aos produtores das regiões, fortalecendo as atividades produtivas com cursos, capacitações e seminários, além do auxílio direto aos gestores, contribuindo com a organização dos canais de distribuição e agregando valor ao produto, com foco no mercado.