Cidades

Bombeiros alagoanos vencem concurso de gerenciamento de incêndios, em Goiás

11/10/2016
Bombeiros alagoanos vencem concurso de gerenciamento de incêndios, em Goiás
Capitão alagoano recebe reconhecimento do comandante goiano.Fotos: Colaboração

Capitão alagoano recebe reconhecimento do comandante goiano.Fotos: Colaboração

O capitão CB Valdeilson Leite e o tenente CB Diego Ferreira venceram o primeiro Curso Internacional de Gerenciamento de Operações de Incêndio, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Os dois oficiais empataram na primeira colocação com a nota 10, mas como o critério de desempate era antiguidade, o capitão ficou em primeiro lugar; e o tenente, em segundo, engrandecendo o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas no cenário nacional.

Para o capitão Valdeilson Leite, que tem como paixão a área de combate a incêndio, a experiência de ter compartilhado conhecimentos com militares especializados de várias corporações e ter aprendido novas técnicas foi engrandecedor.

“Participar deste curso foi uma experiência enriquecedora. Percebemos que o foco da maioria dos cursos de especialização na área é na execução de técnicas, não existindo muitos cursos que visam por em prática as ferramentas de gerenciamento de ocorrências atreladas ao combate a incêndio, e isso foi algo inovador que pudemos aprender no curso e esperamos contribuir para o desenvolvimento desta área em nossa corporação”, explicou o oficial.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, coronel Carlos Helbingen, “as técnicas são muito importantes e essenciais, mas a tática faz a diferença nas ocorrências, por viabilizar que os comandos corretos sejam postos em prática no momento necessário. Desejo que os conhecimentos adquiridos possam contribuir para o crescimento profissional de cada um de vocês e de suas corporações”.

O Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas vem oferecendo muitas oportunidades a seus militares, oficiais e praças. A corporação incentiva que eles participem de cursos de especialização nas diversas áreas de atuação dos bombeiros, através de processos seletivos.

Para o comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, estes intercâmbios permitem o crescimento da corporação alagoana, visto que os militares retornam com ideias e experiências positivas das outras instituições. “Quero parabenizar os oficiais pelo empenho e dedicação, e pela forma que representaram nosso Corpo de Bombeiros em um curso de alcance nacional”, finalizou o comandante alagoano.

O curso teve duração de 14 dias, nos períodos matutino e vespertino, totalizando uma carga horária de 90 h/a, que incluíram as disciplinas de teoria do comportamento do fogo; técnicas de combate a incêndio urbano; estratégias, táticas e gerenciamento de ocorrências em incêndios; simulacros de combate a incêndio em ambientes diversos, e a prática de combate a incêndio real no simulador tipo contêiner, colocando os bombeiros em condições semelhantes ao que ocorre em um incêndio em edificação.