Geral

Boko Haram liberta 21 garotas que foram sequestradas em 2014

13/10/2016
Boko Haram liberta 21 garotas que foram sequestradas em 2014

O grupo jihadista da Nigéria Boko Haram libertou 21 estudantes que haviam sido sequestradas pelo grupo em uma escola na cidade de Chibok em 2014. Na época, 276 meninas haviam sido levadas pelo grupo terrorista.

Segundo a agência France Presse, “as jovens foram trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram nesta manhã”, na região de Banki (fronteira com Camarões).

Em 2014, 57 garotas conseguiram fugir logo após o sequestro, mas mais de 200 permaneceram desaparecidas.

Em agosto, o Boko Haram publicou um vídeo em que diz mostrar cenas recentes de dezenas de jovens estudantes sequestradas, dizendo que algumas delas tinham sido mortas em ataques aéreos.

No vídeo, publicado em redes sociais, um homem mascarado pode ser visto atrás de dezenas de garotas, uma delas identificada como Maina Yakubu, que diz ser de Chibok. Ela tem o rosto coberto no vídeo.

“O que eu quero dizer a meus pais e ao governo federal é que o governo deveria, por favor, libertar membros do Boko Haram que estão sob custódia de agentes de segurança para que nós também possamos ser soltas”, diz ela. “Jatos militares mataram algumas das garotas”, acrescenta.

O Boko Haram, que no ano passado jurou fidelidade aos militantes do grupo Estado Islâmico, tem sequestrado centenas de homens, mulheres e crianças em sua campanha para criar um califado islâmico.

Sob o comando do presidente Buhari e ajudado por países vizinhos, o exército da Nigéria tem recapturado a maior parte do território perdido para o Boko Haram, mas o grupo ainda realiza frequentes ataques suicidas com bombas.