Geral

APL Mandioca no Agreste promove Dia de Campo em Arapiraca

19/10/2016
APL Mandioca no Agreste promove Dia de Campo em Arapiraca

O Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste promove, nesta quinta-feira (20), às 8h30, em Arapiraca, o Dia de Campo, que acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Voltado para produtores de mandioca, o evento é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae/AL, Embrapa e Emater, e irá apresentar os principais resultados gerados em Alagoas para o setor da Mandiocultura, além de uma palestra sobre o controle de ervas daninhas e uma visita de campo.

 

Para a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, o papel da secretaria é dar suporte aos produtores, por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), através da identificação das potencialidades das regiões e fortalecimento das atividades produtivas, por meio de cursos, capacitações e seminários, além do auxílio direto de gestores.

 

“O APL Mandioca no Agreste aumenta a competitividade e a sustentabilidade do segmento da mandiocultura, com ênfase na integração entre a produção e o mercado, contribuindo para promover a organização de canais de distribuição e a agregação de valor com foco no mercado”, explicou Giselle.

 

Com cerca de 5 mil agricultores familiares produtores de mandioca, o agreste alagoano produz 324 mil toneladas da raiz por ano e é  responsável por 75% da produção de mandioca em Alagoas. Além de abastecer o mercado interno, os produtores da região exportam para Sergipe, Pernambuco e Bahia.