Política

Vereador é detido por assediar e agredir colega na Câmara

14/09/2016
Vereador é detido por assediar e agredir colega na Câmara
Foto: Mariana Franco Ramos / Especial para Terra

Foto: Mariana Franco Ramos / Especial para Terra

Vereadora Carla Pimentel (PSC) registrou um boletim de ocorrência na manhã desta quarta-feira (14) contra o colega de Câmara Municipal de Curitiba (CMC) Professor Galdino (PSDB). Ela afirma que foi assediada sexualmente e agredida por ele dentro de uma sala de reuniões anexa ao plenário da Casa. Mais quatro parlamentares presenciaram o episódio.

O tucano foi levado dentro de um carro da Guarda Municipal ao 1º Distrito Policial da cidade, que fica a poucas quadras da CMC, e, perto das 12 horas, encaminhado para a Delegacia da Mulher, onde todos os envolvidos prestam depoimento. A expectativa é que eles sigam no local durante a tarde.

Publicidade

Presenciaram a cena os vereadores Bruno Pessuti (PSD), Jhonny Stica (PDT), Rogério Campos (PSC) e Beto Moraes (PSDB). Já Hélio Wirbiski (PPS) chegou depois e viu parte do ocorrido.

“A gente estava ali na sala de reunião ao lado do plenário batendo um papo, normal, o vereador Galdino puxou do bolso dele uns santinhos da campanha, a vereadora Carla falou ‘nossa, deixa eu ver e tal’, ele deu um pra ela. E de repente do nada pulou por cima da mesa, se jogou em cima dela, deitou por cima, se jogou com as duas mãos na altura do pescoço e veio descendo, apalpando o corpo dela rapidamente até chegar ao quadril. Uma cena horrível, ridícula e nojenta”, contou Campos.

A assessoria de imprensa de Galdino atribuiu a situação a uma suposta armação política e informou que ele também registraria B.O., mas por apropriação indevida do santinho.

O tucano já foi alvo de três processos no Conselho de Ética da Câmara, no mandato anterior, por racismo, assédio e quebra de decoro. Todos foram arquivados. Na atual legislatura, ele ainda responde a um processo na corregedoria contra uma jornalista da Casa, por assédio moral e ofensa.