Geral

Sobre Ideb, Renan Filho aponta crescimento na Educação

09/09/2016
Sobre Ideb, Renan Filho aponta crescimento na Educação
Governador Renan Filho trabalha para que Alagoas fique na 15ª posição.Foto: Valdir Rocha

Governador Renan Filho trabalha para que Alagoas fique na 15ª posição.Foto: Valdir Rocha

A política agressiva adotada pelo Governo de Alagoas para revolucionar a Educação no Estado começa a mostrar os primeiros resultados. Esta semana, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ibeb), referente ao ano de 2015, que apontou um crescimento de 20% na qualidade de ensino dos alagoanos.

No início deste ano, o governador Renan Filho e a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estabeleceu a Educação como prioridade do governo. Os primeiros projetos, implantados ainda em 2015, foram desenvolvidos em tempo hábil para não prejudicar o ano letivo, assim, houve a adoção do ensino em tempo integral em 14 escolas, além de investimentos na infraestrutura das unidades, construção quadras poliesportivas, ações que ratificam a mudança de postura no sistema de ensino estadual.

Para o governador Renan Filho, o resultado apresentado pelo Ideb 2015 é positivo, tendo em vista que, Alagoas teve um crescimento superior se comparado a maioria dos estados do Brasil e a evolução foi perceptível em apenas um ano e meio de atuação das novas medidas. Nas séries iniciais, por exemplo, o Estado cresceu de 3.9 para 4.7 – um crescimento de 20%, em apenas um ano da gestão atual.

“É com otimismo que vejo o resultado do Ideb. Éramos o 24° e agora somos 22°. Nós vamos crescer mais, vamos colocar Alagoas nos 15 primeiros estados do Brasil com o que estamos fazendo. São escolas em tempo integral, tiramos a política da Educação, valorizamos os diretores, com mais recursos diretos nas escolas, implantamos a prática de esporte e da cultura nas escolas e assim nós conseguimos avançar muito” destacou Renan Filho, que almeja deixar Alagoas no 15º lugar do Brasil, através das políticas educacionais instaladas desde 2015.

Para o futuro, a percepção do governador Renan Filho é dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora com escolas em tempo integral, mais recursos diretos na escola, valorizando o professor, com a prática de esporte de cultura nas escolas.

Como exemplo positivo, o governador explicou que, com base no resultado do Ideb, a Escola Militar de Maceió recebeu a maior nota do Estado nas primeiras séries e o Ifal nas séries finais da rede pública, por isso haverá o investimento para ampliação dessas unidades de ensino profissionalizantes nas demais regiões alagoanas.

“Se a escola militar é a melhor de Alagoas vamos inaugurar uma em Arapiraca para dar o exemplo lá. Continuaremos investindo em escola em tempo integral, que o nosso presente. O futuro da Educação de Alagoas é melhorar as escolas que não são em tempo integral, valorizar professor, interagir com os alunos. Temos que ampliar a presença do Ifal em Alagoas. Essas escolas federais também vão melhorar o nosso Ideb, porque tem uma outra metodologia que funciona muito bem, vamos ampliar o que funciona e sem dúvida melhoraremos a educação”, garantiu o governador.

Em menos de um ano, 14 escolas da rede estadual adotaram a modalidade de tempo integral, com cursos profissionalizantes. A meta do Governo do Estado é de atingir 50 escolas até o final de 2018.