Geral

Sesau promove consulta pública do Plano de Humanização no SUS

13/09/2016
Sesau promove consulta pública do Plano de Humanização no SUS

O I Plano Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas está disponível para consulta pública. O documento encontra-se no site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no endereço http://www.saude.al.gov.br , na editoria Editais, onde pode ser lido em sua totalidade. As sugestões devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até o dia 30 de setembro. 

 

O plano tem a finalidade de efetivar os princípios da humanização dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificando a saúde pública de Alagoas. De acordo com a gestora de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Patrícia Bezerra, o plano é um marco na trajetória das ações de humanização no Estado.   

 

“O plano fortalecerá a Política Nacional de Humanização da Gestão da Saúde, estimulando a gestão compartilhada, envolvendo os diversos atores nas discussões relacionadas aos processos de trabalho, ampliando a comunicação entre a assistência e a gestão no SUS”, explicou a gestora. 

O documento foi construído de forma participativa pelos membros da Câmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas, áreas técnicas da Sesau, representantes de classe, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), gestores municipais das dez regiões de saúde do Estado, além de instituições de ensino superior públicas e particulares.

 

Patrícia Bezerra lembrou que a participação popular também é imprescindível para a construção de um Plano Estadual de Humanização que atenda as demandas da população. “É importante que as pessoas leiam e participem da elaboração do plano. Todas as sugestões enviadas serão analisadas por técnicos da Sesau e adicionadas ao documento final, conforme avaliação”, destacou.

 

Após o prazo da consulta pública, e adequação do texto, o documento será levado para apresentação nos colegiados, Comissão Intergestores Regional (CIR), Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e no Conselho Estadual de Saúde (CES/AL) para ser implantado durante o quadriênio 2016-2019.