Cidades

Satuba fica em 1º lugar no ranking de eficiência dos municípios em Alagoas

02/09/2016
Satuba fica em 1º lugar no ranking de eficiência dos municípios em Alagoas

IMG-20160831-WA0050Levantamento realizado no país pela Folha de São Paulo, revela que o município de Satuba/AL, distante a 22 KM de Maceió, está entre as cidades brasileira que entregam mais saúde, educação e saneamento com menos recursos. Pelo ranking, Satuba fica na 367ª colocação no país e em primeiro lugar no estado de Alagoas.

Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.

O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) espelha alguns dos resultados da dinâmica atual da economia brasileira: gastos públicos crescentes, inchaço do funcionalismo, perda de participação da indústria e a ascensão de regiões promissoras como o Nordeste e de áreas como o agronegócio. Cerca de 70% dos municípios brasileiros dependem hoje em mais de 80% de verbas que vêm de fontes externas à sua arrecadação.