Geral

Juceal recebe gestores da Receita Federal da região Nordeste

20/09/2016
Juceal recebe gestores da Receita Federal da região Nordeste
isita de gestores da Receita Federal da região Nordeste para tratar do nível alcançado por Alagoas no Redesim. Ascom

isita de gestores da Receita Federal da região Nordeste para tratar do nível alcançado por Alagoas no Redesim. Ascom

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, em sua sede, situada em Maceió, a visita de gestores da Receita Federal da região Nordeste para tratar do nível alcançado por Alagoas na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O encontro aconteceu nesta segunda-feira (19).

Ao receber os diretores, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, iniciou as discussões sobre o projeto no Estado. Araújo destacou o desenvolvimento do sistema integrador, o Portal Facilita Alagoas, que hoje serve como base para nove estados, e o trabalho buscando uma mudança de cultura ao levar o projeto aos 102 municípios e aos órgãos integrados.

“Se hoje somos o primeiro Estado no ranking nacional feito por vocês, da Receita Federal, é por que houve ousadia desde o início da implantação. Para conseguir fazer a Redesim dar certo não é preciso somente do sistema, mas de regra de negócio e principalmente de gestão de pessoas para mostrar que não devemos informatizar a burocracia”, reforçou.

Pioneirismo

Com administração da Juceal, Alagoas foi o primeiro Estado do país a implantar a Redesim em todos os municípios. Com isso, o empresário que deseja abrir um negócio realiza a consulta de viabilidade de endereço e solicita alvarás referentes à prefeitura de forma on-line, por meio do Facilita Alagoas
.
Para Giovanni Christian Nunes Campos, superintendente da 4ª Região Fiscal do país – responsável por Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte -, a visita à Juceal decorreu pela “excepcionalidade de Alagoas como melhor estado ranqueado”, experiência que pode ser levada a outros estados.

“Em nossa região, temos Alagoas que abre o ranking e Pernambuco que ainda está caminhando com o projeto. Estamos conversando com o Governo do Estado de Pernambuco e perseguindo soluções tecnológicas que possam ajudar, além de verificar os sistemas utilizados hoje”, adicionou.

Ao fim do encontro, o superintendente mostrou completa satisfação com o trabalho feito em Alagoas. “Há muito tempo eu queria fazer essa visita. Sabíamos que existia um diferencial e que não era por acaso, mas fiquei muito impressionado com a verticalidade do trabalho, com o nível de integração e de vontade”, expôs.

Além dos 102 municípios, o Portal Facilita Alagoas conta com a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Vigilância Sanitária, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) integrados.