domingo, 17 de outubro de 2021

Notícias

In:

Jogo Pokémon Go gera mudanças no planejamento da segurança no RJ

Por Redação com G1

O planejamento da segurança do Rio de Janeiro passou por alterações após o lançamento do jogo Pokémon Go no Brasil. A caça aos monstrinhos virtuais promoveu aglomerações de jogadores em locais estratégicos para o game que, segundo a Guarda Municipal, tiveram a fiscalização intensificada.

Em comunidades na internet, alguns lugares são apontados como os mais procurados pelos “mestres Pokémon”. Na tarde de quarta-feira (31), o G1 foi na Estrada dos Três Rios, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e encontrou um grupo de jovens se divertindo. Um dos “viciados” no joguinho de celular se gabava das conquistas.

Felipe Freire já caçou mais de mil pokémons com os amigos (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)

Felipe Freire já caçou mais de mil pokémons com os amigos (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)

“Eu já peguei mais de mil. Aqui é um dos melhores lugares do Rio. Aqui tem quatro lures [ítem que atrai Pokémon para pontos específicos], então tem bastante. Aqui hoje está vazio, a partir das 18h fica lotado. O pessoal traz cadeira de praia, fica insano”, disse Felipe Bezerra Freire, de 23 anos.

O local ficou conhecido como “point da Levi” por ficar na esquina da Rua Levi Miranda. Além dos grupos de diversos bairros que se encontram, motoristas também param o carro na rua para ficar brincando.

A Guarda Municipal afirmou ao G1 que equipes irão intensificar a fiscalização no bairro e pediu para que os “moradores denunciem flagrantes de estacionamento irregular por meio da Central 1746, que funciona 24h”.

Carro parado para ‘caçar’
O estudante de gastronomia Lucas Novali, de 21 anos, diz que sempre para o carro na região quando passa pelo local. Na quarta, ele teve que fazer compras e parou no local para caçar alguns monstrinhos.

“Consigo mais de um por minuto. Venho aqui há uma semana e meia. Sempre quando tenho tempo livre ou faço algo na Freguesia passo por aqui”, disse.

Jovem para carro na Estrada Três Rios, em Jacarepagua, para caçar pokémon (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)

Jovem para carro na Estrada Três Rios, em Jacarepagua, para caçar pokémon (Foto: Matheus Rodrigues/ G1) 

Alteração no efetivo
Em Niterói, na Região Metropolitana, a Guarda Municipal também teve que deslocar efetivos para alguns pontos que receberam uma aglomeração inesperada de pessoas para jogar o game. O Campo de São Bento virou o lugar favorito de quem está em busca de pokémons. Além dos usuários do aplicativo, alguns fãs resolveram vender chaveiros e camisetas com o tema.

Ao ser questionada pelo G1 sobre a segurança do parque, a Prefeitura de Niterói afirmou que “desde o lançamento do Pokémon Go no Brasil, a Guarda Civil Municipal foi alertada quanto a possibilidade de furto e outras ocorrências”. Além disso, por causa da aglomeração de pessoas “o efetivo de outras áreas foi deslocado para o parque”.

Apesar do reforço, ainda não houve relatos de crimes ou ocorrências graves devido às aglomerações de caçadores de pokémons.

 Grupos ficam espalhados atrás das criaturas (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)

Grupos ficam espalhados atrás das criaturas (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)

Compartilhe:
Tags: ,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *