Geral

Estudantes alagoanos participam da 4ª etapa do programa Jovens Embaixadores

20/09/2016
Estudantes alagoanos participam da 4ª etapa do programa Jovens Embaixadores
(Foto: José Demétrio)

(Foto: José Demétrio)

Dos 153 estudantes do ensino médio das redes públicas estadual e federal em Alagoas inscritos no programa Jovem Embaixador 2017, desenvolvido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos (EUA), 21 seguem na disputa pela vaga do intercâmbio.

Nesta terça-feira (20), durante todo o dia, eles respondem a questões de língua inglesa, em provas escritas e oral, realizadas no auditório da Escola Estadual José da Silva Correia Titara, no Cepa. Os quatro melhores seguirão para a próxima etapa, que consiste na visita às respectivas residências, para entrevistas in loco.

Incentivo

Os participantes receberam o incentivo da Jovem Embaixadora 2016, a estudante da Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves, no bairro do Prado, Ana Lívia Almeida Santos, que compartilhou sua experiência.

“Foi uma porta que se abriu para oportunidades futuras. Participar é uma forma de acreditar no nosso potencial e não desistir dos nossos sonhos. Para mim foi praticamente um mês de descobertas e autoconhecimento”, declarou Ana Lívia.

Este ano, o programa Jovens Embaixadores comemora 15 anos de existência. Para a coordenadora estadual Dileusa Costa, muitos são os benefícios para a classe estudantil.

“O programa é muito importante. São novos horizontes e oportunidades que se abrem, contemplando estudantes da rede pública. São novos aprendizados, a partir do compartilhamento de várias culturas. Os alunos contemplados nestes 15 anos deram continuidade aos estudos e seguem em várias carreiras”, considerou a coordenadora.

Expectativa

Para Guilherme Menezes, estudante do 3º ano Colégio Militar Tiradentes, em Maceió, e um dos nove alunos da rede estadual na disputa, fala da sua expectativa em participar pela primeira vez da seleção.

“É um sonho meu conhecer a maior potência mundial e, claro, trazer este conhecimento para meu país e meu estado, por isto não pensei duas vezes quando soube. A expectativa é agregar novos valores, tanto como cidadão quanto profissional. Já está sendo gratificante todo o processo, incentivando a continuar firme”, garantiu Guilherme.

O programa oferece uma experiência de intercâmbio durante três semanas nos EUA a alunos do Brasil que são exemplos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Neste período, eles participarão, como representantes da juventude brasileira, de reuniões com autoridades do governo americano e outras lideranças da área social, visitas à Casa Branca e diversos pontos, dentre eles escolas, ONGs e museus.