Geral

Dom Dulcênio: 10 anos à frente da Diocese palmeirense

09/09/2016
Dom Dulcênio: 10 anos à frente da Diocese palmeirense
Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Palmeira dos Índios

Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Palmeira dos Índios

Dom Dulcênio Fontes de Matos completa nesta sexta-feira, 09 de setembro, dez anos à frente da Igreja Católica na Diocese de Palmeira dos Índios.

Dom Dulcênio Fontes de Matos nasceu no dia 19 de outubro de 1958, na cidade de Lagarto, em Sergipe e ingressou no seminário no ano de 1979, estudando Filosofia em Brasília e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ. Em 1985 foi ordenado sacerdote, exercendo seu ministério nas paróquias de sua diocese de origem, Estância.

Em 18 de abril de 2001, depois de 15 anos de ministério sacerdotal, o Papa João Paulo II, o nomeou Bispo Titular de Cozila e Auxiliar na Arquidiocese de Aracaju. Na época, era o bispo mais jovem do episcopado brasileiro. Foi sagrado bispo aos 16 de junho de 2001 em Estância. Dom Dulcênio escolheu, para a vida episcopal, o lema ‘Pro Mundi Vita’ (Para a Vida do Mundo) (Jo 6,51).

Depois de cinco anos de pastoreio em Aracaju, mais especificamente no dia 05 de julho de 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Dulcênio como Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios. No dia 09 de setembro do mesmo ano aconteceu sua posse tornando-se o quarto Bispo de Palmeira dos Índios.

Em 10 anos na Diocese de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio criou novas paróquias, organizou a Diocese nos campos pastoral, missionário, administrativo e financeiro, além do relevante apoio a instituições sociais como Cáritas Diocesana, Lar da Criança e Vila do Idoso. Ele trouxe para a Diocese instituições como a Fazenda Esperança Nossa Senhora do Amparo, que cuida da recuperação de dependentes químicos e a Casa do Menor que acolhe crianças carentes e em situação de risco. Também reformou o Centro de Treinamento Pastoral Pio XII, local destinado ao apoio às pastorais e movimentos católicos, e fomentou o fortalecimento do Colégio Diocesano Sagrada Família.

Dom Dulcênio é um bispo bastante presente nas paróquias da Diocese, visitando cidades, comunidades rurais, instituições e promovendo um crescimento missionário através da participação dos leigos. Preocupado com a evangelização através dos meios de comunicação, possui um programa de rádio denominado “A Hora Católica”, transmitido todos os domingos, das 12h às 13h, por 19 emissoras de rádio e diversos sites.

Outro trabalho relevante que Dom Dulcênio tem realizado diz respeito à formação dos seminaristas e dos sacerdotes, fazendo com que a Diocese de Palmeira dos Índios tenha aumentado nos últimos anos a quantidade de seminaristas e consequentemente de novos sacerdotes.

Por onde passa, sempre fala do grande trabalho desenvolvido pelos padres da diocese, tanto no campo da evangelização, quando nos campos da formação, da administração paroquial e do acolhimento aos fiéis.

Através do reconhecimento de seu trabalho junto à CNBB, já indicou dois padres da diocese para o episcopado, Dom José Francisco Falcão de Barros e recentemente, Dom Hélio Pereira dos Santos.

Perguntado a respeito de algo que marcou esses dez anos em Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio, destacou: “um dos principais acontecimentos foi a acolhida que recebi aqui em Palmeira dos Índios em minha chegada. Eu senti um calor humano muito grande por parte dos meus diocesanos e este calor humano nunca deixou de existir. Até hoje me considero um bispo muito acolhido pelos meus diocesanos. E outros momentos que não me saem da memória são: o Jubileu dos 50 anos da Diocese e as visitas pastorais canônicas, aquelas que eu passo uma semana na paróquia visitando todas as comunidades, pois fico ainda mais perto do povo de Deus.”

Que o Nosso Senhor Jesus Cristo continue confirmando na fé o ministério episcopal de Dom Dulcênio, para que ele seja cada vez mais um pastor solícito e zeloso para a Diocese de Palmeira dos Índios e que a Virgem do Amparo, padroeira da Diocese lhe conceda sempre sua proteção maternal.

Parabéns, Dom Dulcênio Fontes de Matos!