Cidades

Colégio da Polícia Militar Tiradentes é referência no ensino público de Alagoas

09/09/2016
Colégio da Polícia Militar Tiradentes é referência no ensino público de Alagoas
Colégio é tradicional referência de ensino em Alagoas.Fotos: Ricardo Coelho

Colégio é tradicional referência de ensino em Alagoas.Fotos: Ricardo Coelho

O Colégio da Polícia Militar (CPM), conhecido como Tiradentes, mais uma vez se destaca no cenário da educação pública de Alagoas. No resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2015, a unidade escolar foi a mais bem avaliada da rede estadual, superando a média projetada pelo MEC, que era de 5.7, obteve nota 6. O trabalho em equipe – militares, professores, alunos e familiares – alicerçado na disciplina e na hierarquia militar, estimula a responsabilidade dos alunos no processo ensino-aprendizagem.

Com mais de 600 alunos, funcionando nos turnos matutino e vespertino, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do médio, a trajetória do CPM contraria o argumento arcaico de que colégio militar limita a criticidade de seus alunos, pois desenvolve durante o ano letivo diversas atividades pedagógicas voltadas a transversalidade e interdisciplinaridade do conteúdo programático, a exemplo do ciclo de debates e do projeto incentivo ao saber.

Segundo o tenente-coronel, Carlos Azevedo, diretor-geral do Colégio Tiradentes, o diferencial do CPM está na divisão de responsabilidades para efetivação da aprendizagem.

“No CPM somos uma família, o trabalho é integrado e focado na missão de formar cidadãos. Preparamos crianças e adolescentes para a vida adulta, por isso estimulamos a busca do conhecimento e o respeito as regras. O aluno CPM tem consciência de seu papel e de sua responsabilidade para o sucesso do aprendizagem”, declarou Azevedo.

Neste ano, a unidade escolar também se destacou no Areal Médio – Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Alagoas, referente ao ano de 2015, sendo destaque entre as escolas da 1ª Gerência Regional de Maceió, onde as três turmas do ensino médio bateram a média estadual de português, matemática e produção de texto.

20 anos de existência

O Colégio Tiradentes, surgiu de uma aspiração antiga da Polícia Militar de Alagoas em ter um estabelecimento de ensino de qualidade, voltado para a educação dos filhos dos policiais militares.

Nos dias atuais, a família CPM é formada pela comunidade estudantil, que ingressa na escola através de processo seletivo, tendo alunos da comunidade e dependentes de militares.

O CPM comemora no dia 28 de novembro seu 20º aniversário e o edital para novos alunos (ano letivo de 2017) será lançado no fim do mês de outubro.

 Conheça mais sobre o Colégio Tiradentes, através da fan page: http://bit.ly/2bZLqHz